Pesquisa
Descritor em português: Mianmar
Descritor em inglês: Myanmar
Descritor em espanhol: Mianmar
Descritor Myanmar
Termo(s) alternativo(s) Birmania
Unión de Myanmar
Nota de escopo: República situada en el sudeste asiático, al noroeste de Tailandia, a la que se conoció como Birmania durante mucho tiempo. Su capital es Yangon, antiguamente denominada Rangún. Habitada por gente de raza mongol y probablemente de origen tibetano, en el siglo III d.C. fue poblada por los hindúes. El moderno estado birmano fue fundado en el siglo XVIII, pero estuvo en conflicto con los británicos durante el siglo XIX. En 1937 se convirtió en colonia de la corona de Gran Bretaña y se le concedió la independencia en 1947. En 1989 se convirtió en Myanmar. El nombre proviene de myanma, que significa "el fuerte", calificativo con el que se define a sí mismo el pueblo birmano. (Traducción libre del original: Webster's New Geographical Dictionary, 1988, p. 192 & Room, Brewer's Dictionary of Names, 1992, p. 367).
Descritor em francês: Myanmar
Termo(s) alternativo(s): Birmânia
Mianmá
Código(s) hierárquico(s): Z01.252.145.570
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D002052
Nota de escopo: República no sudeste da Ásia, a noroeste da Tailândia, conhecida como Birmânia por um longo tempo. Sua capital é Yangun, antigamente Rangum. Habitada por pessoas da raça Mongol e provavelmente de origem Tibetana, por volta do século III a.C. foi povoada por Hindus. O estado birmanês moderno foi fundado no século XVIII, mas esteve em conflito com os britânicos durante o século XIX. Feita colônia da coroa britânica em 1937, teve sua independência concedida em 1947. Em 1989 tornou-se Mianmar. O nome vem de myanma e significa o forte, como aplicado ao povo birmanês por ele mesmo.
Nota de indexação: capital Rangum tornou-se Yangum quando Birmânia tornou-se Mianmar em 1989
Qualificadores permitidos: EH etnologia
EP epidemiologia
Identificador DeCS: 30906
ID do descritor: D002052
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1993
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 08/06/1995
Mianmar - Conceito preferido
Identificador do conceito M0003059
Nota de escopo República no sudeste da Ásia, a noroeste da Tailândia, conhecida como Birmânia por um longo tempo. Sua capital é Yangun, antigamente Rangum. Habitada por pessoas da raça Mongol e provavelmente de origem Tibetana, por volta do século III a.C. foi povoada por Hindus. O estado birmanês moderno foi fundado no século XVIII, mas esteve em conflito com os britânicos durante o século XIX. Feita colônia da coroa britânica em 1937, teve sua independência concedida em 1947. Em 1989 tornou-se Mianmar. O nome vem de myanma e significa o forte, como aplicado ao povo birmanês por ele mesmo.
Termo preferido Mianmar
Termo(s) alternativo(s) Birmânia
Mianmá



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa