Pesquisa
Descritor em português: Falha Geológica
Descritor em inglês: Geological Fault
Descritor em espanhol: Falla Geológica
Descritor falla geológica
Termo(s) alternativo(s) falla geológica inversa
falla geológica normal
falla geológica transcurrente
Nota de escopo: Fractura plana o ligeramente curva en las capas superiores de la tierra, a lo largo de la cual se producen desplazamientos. (Traducción libre del original: IDNDR 1992)
Descritor em francês: Faille Géologique
Termo(s) alternativo(s): Falha
Falha Compressiva
Falha Geológica Inversa
Falha Geológica Normal
Falha Geológica Transcorrente
Falha Horizontal
Código(s) hierárquico(s): SP8.190.270.371.582
Nota de escopo: 1. Plano de separação que se forma entre blocos de uma camada rochosa, em consequência do seu deslocamento e de movimentos tectônicos (Material III - Ministério da Ação Social, Brasília, 1992). Fratura plana ou ligeiramente curva nas camadas superiores da crosta terrestre, sobre as quais ocorre o deslocamento; Fratura nas rochas da crosta terrestre, ao longo das quais os blocos contíguos se movimentaram. A amplitude desse movimento pode variar de milímetros até centenas de metros. Terremotos catastróficos têm ocorrido nas zonas de domínio de grandes falhas geológicas ativas, como, por exemplo, na região da Califórnia (USA), associados à falha de San Andreas (Material III - Ministério da Ação Social, Brasília, 1992)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 34612
ID do descritor: DDCS034612
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Falha Geológica - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00060512
Nota de escopo 1. Plano de separação que se forma entre blocos de uma camada rochosa, em consequência do seu deslocamento e de movimentos tectônicos (Material III - Ministério da Ação Social, Brasília, 1992). Fratura plana ou ligeiramente curva nas camadas superiores da crosta terrestre, sobre as quais ocorre o deslocamento; Fratura nas rochas da crosta terrestre, ao longo das quais os blocos contíguos se movimentaram. A amplitude desse movimento pode variar de milímetros até centenas de metros. Terremotos catastróficos têm ocorrido nas zonas de domínio de grandes falhas geológicas ativas, como, por exemplo, na região da Califórnia (USA), associados à falha de San Andreas (Material III - Ministério da Ação Social, Brasília, 1992)
Termo preferido Falha Geológica
Termo(s) alternativo(s) Falha
Falha Compressiva
Falha Geológica Inversa
Falha Geológica Normal
Falha Geológica Transcorrente
Falha Horizontal



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa