Pesquisa
Descritor em português: Meridianos
Descritor em inglês: Meridians
Descritor em espanhol: Meridianos
Descritor meridianos
Termo(s) alternativo(s) Ching Lo
Jing Luo
Jingluo
Nota de escopo: Zonas clásicas en ACUPUNTURA. Son canales principales y colaterales, considerados como una red de vías a través de las cuales circula la energía vital (Qi) y en su longitud se distribuyen los PUNTOS DE ACUPUNTURA. Los meridianos son una serie de 14 líneas en los que se localizan más de 400 puntos de acupuntura en todo el cuerpo. (Traducción libre del original: The Pinyin Chinese-English Dictionary, p. 359; Dr. Wu Lancheng, Academy of Traditional Chinese Medicine, Beijing)
Descritor em francês: Méridiens
Termo(s) alternativo(s): Canais de Energia Principais e Colaterais
Ching Lo
Jing Luo
Jingluo
Meridianos (Acupuntura)
Código(s) hierárquico(s): E02.190.044.555
I01.076.201.450.654.558.520.300.500
MT1.388.585.520.400.555
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D016740
Nota de escopo: Canais de energia que percorrem o corpo como uma rede, interligando os principais órgãos e outras partes do corpo. Os meridianos transportam energia vital (QI) que regula o funcionamento das diversas estruturas do corpo. Ao longo dos meridianos estão os pontos de ACUPUNTURA, que, quando estimulados pela inserção de agulhas, aplicação de ventosaterapia, moxa, acupressão, entre outros, influenciam e equilibram a livre circulação da energia vital (QI). (Glossário de Termos de Medicina Complementar da Previdência Social em Saúde - ESSALUD, p. 23).
Nota de indexação: não use para meridianos em oftalmologia: indexe sob ÓPTICA E FOTÔNICA (como primário) + OLHO, CÓRNEA, CAMPOS VISUAIS ou outro termo de oftalmologia que se aplique ao caso (como primário); não para meridianos geográficos
Qualificadores permitidos: CL classificação
Identificador DeCS: 29985
ID do descritor: D016740
Classificação da NLM: WB 369.5.M5
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1992
Data de entrada: 31/05/1991
Data de revisão: 14/07/2009
Meridianos - Conceito preferido
Identificador do conceito M0025495
Nota de escopo Canais de energia que percorrem o corpo como uma rede, interligando os principais órgãos e outras partes do corpo. Os meridianos transportam energia vital (QI) que regula o funcionamento das diversas estruturas do corpo. Ao longo dos meridianos estão os pontos de ACUPUNTURA, que, quando estimulados pela inserção de agulhas, aplicação de ventosaterapia, moxa, acupressão, entre outros, influenciam e equilibram a livre circulação da energia vital (QI). (Glossário de Termos de Medicina Complementar da Previdência Social em Saúde - ESSALUD, p. 23).
Termo preferido Meridianos
Termo(s) alternativo(s) Canais de Energia Principais e Colaterais
Ching Lo
Jing Luo
Jingluo
Meridianos (Acupuntura)



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa