Coordenação de descritores com qualificadores
A coordenação é um princípio fundamental da indexação que usa os vocabulários DeCS e MeSH. Através da coordenação adequada de um número limitado de descritores e qualificadores apropriados, o indexador pode descrever o conteúdo de qualquer artigo longo e complexo da área das Ciências da Saúde. Para indexar adequadamente o conteúdo de um artigo, geralmente não é suficiente utilizar um único descritor. Na maioria dos casos, são necessários dois ou mais descritores e, ainda mais comumente, são necessários descritores coordenados com qualificadores. Várias combinações de descritores/qualificadores andam juntas.
Mas nem todo qualificador é atribuível a qualquer descritor… Por exemplo, teria sentido fazer a coordenação do descritor “Drenagem Linfática Manual” com o qualificador “deficiência”? Teria sentido o assunto de um artigo ser a deficiência de drenagem linfática? Não faria sentido! Por isso, para cada subcategoria de descritores se atribui um certo conjunto de qualificadores. No DeCS e no MeSH, essa é a razão de existirem “Qualificadores permitidos” nas fichas terminológicas.
Há até aquelas combinações que, por serem tão frequentes, são apresentadas como pré-coordenações. Exemplo: “transplante” não é um qualificador permitido para “Fígado” porque essa coordenação já foi previamente arranjada como o descritor “Transplante de Fígado”.
Para uma listagem mais completa dos qualificadores permitidos para algumas subcategorias de descritores, acesse a publicação do MeSH (em inglês).
Adaptado de: https://www.nlm.nih.gov/bsd/indexing/training/SUB_030.html
Category: Dicas do DeCS