DeCS 2010 - Alterações no vocabulário DeCS/MeSH
Nas ciências da saúde e áreas relacionadas, novos conceitos surgem constantemente, conceitos antigos ficam em um estado de incerteza [do inglês state of flux] e sua terminologia e seu uso são modificados correspondentemente. Para incorporar estas modificações, descritores devem ser adicionados, alterados ou suprimidos do DeCS/MeSH com ajustes nas hierarquias relacionadas, as Estruturas Hierárquicas.
Há muitos fatores que devem ser considerados na decisão sobre a inclusão de um novo descritor DeCS/MeSH. Um interesse em uma espécie de um determinado gênero pode levar ao interesse sobre alguma outra espécie ou mesmo em todas as espécies daquele gênero. Ainda, se houver pouca publicação sobre as outras espécies, não há motivo ou vantagem em se criar uma miríade de novos descritores em um vocabulário projetado para descrever o conteúdo temático da literatura publicada.
Antes que novos descritores sejam introduzidos, considera-se com cuidado como o conceito tem sido indexado ou catalogado. Se descritores ou qualificadores já existentes caracterizam ou identificam precisamente a literatura existente sobre o assunto, pode não haver a necessidade de um novo descritor. Alterações excessivas ou alterações insuficientes devem ser evitadas, já que o DeCS/MeSH é mantido em paralelo com as mudanças nestas áreas do conhecimento. Na seleção das expressões a serem usadas para um novo descritor do DeCS/MeSH vigora a prática de adotar a expressão mais comumente usada por autores que escrevem em inglês, espanhol ou português.
São fornecidas listas de: (a) novos descritores DeCS/MeSH que foram introduzidos na edição de 2010; (b) descritores que foram suprimidos, juntamente com os descritores que os substituiram; e (c) descritores previamente registrados com um nome diferente, seguindo esta introdução.
Fonte: Traduzido e adaptado de MeSH Vocabulary Changes, disponível em http://www.nlm.nih.gov/mesh/intro_voc_change.html [acessado em 19/02/2010]
Data de atualização: 02/2010