LILACS 40 anos
LILACS é o acrônimo para Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, e é muito mais do que uma base de dados: é um ecossistema de informação científica e técnica que integra metodologias, tecnologias e uma coleção de bases de dados temáticas da América Latina e Caribe (AL&C) e de outros países; é uma ponte que conecta conhecimento científico em saúde à toda população, de forma gratuita e online.
Criada em 1985 e coordenada pela BIREME/OPAS/OMS, a LILACS reúne a produção científica e técnica em saúde gerada por autores e instituições da região. Desde então, tem cumprido um papel essencial ao dar visibilidade à pesquisa regional e facilitar o acesso à informação em saúde.
Reconhecida como a principal base de dados em Ciências da Saúde da AL&C, a LILACS conta com mais de 1 milhão de registros, entre artigos, teses, dissertações, livros, documentos governamentais, relatórios e anais de congressos. E o melhor: mais de 70% do conteúdo está disponível em acesso aberto, com link direto para o texto completo.
A LILACS é o resultado do trabalho conjunto de mais de 900 instituições de ensino, pesquisa e governo em 30 países, que selecionam, indexam e atualizam continuamente os registros. Essa rede, coordenada pela BIREME, mantém a LILACS viva, atual e relevante.
A LILACS também integra o Global Index Medicus, da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo essencial para revisões sistemáticas contextualizadas à realidade local, além de complementar o MEDLINE/PubMed, ao oferecer visibilidade a publicações que geralmente ficam fora das grandes bases internacionais.
Por trás da LILACS há um conjunto sólido de políticas e ferramentas — a chamada Metodologia LILACS.
Ela abrange critérios de seleção de documentos, regras de indexação (usando o vocabulário controlado DeCS) e orientações para a gestão das bases cooperativas.
Ferramentas como o FI-Admin (de administração das fontes de informação) e o BIREME Accounts (de gestão de acessos e usuários) apoiam o trabalho das equipes, garantindo qualidade e padronização no processo de alimentação da base.
A Metodologia LILACS é seguida por várias outras bases especializadas em saúde, como:
BDENF – Base de Dados em Enfermagem
BBO – Bibliografia Brasileira de Odontologia
BINACIS – Bibliografía Nacional en Ciencias de la Salud (Argentina)
MOSAICO – Medicinas Tradicionales, Complementarias e Integrativas
BIGG – Base Internacional de Guias GRADE
PIE – Políticas Informadas por Evidência
BRISA – Relatórios de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas
Mais do que uma base de dados, a LILACS é um patrimônio coletivo da Ciência em Saúde na AL&C, que fortalece a pesquisa regional, contribui para a formulação de políticas públicas e apoia profissionais, estudantes e gestores a tomarem decisões baseadas em evidências.
Conhecimento compartilhado é conhecimento que transforma. Há 40 anos, a LILACS cumpre essa missão – e continua a inspirar o futuro da informação em saúde na região.
Que venham muitos aniversários mais!!
Acesse a LILACS em https://lilacs.bvsalud.org/
Category: Datas comemorativas, Notícias