Organização em conceitos no DeCS
A estrutura do DeCS é originária do MeSH e é centrada em descritores, conceitos e termos, o que o torna mais compatível com o Unified Medical Language System (UMLS). A ficha terminológica contém um descritor, que abrange uma classe de conceitos intimamente relacionados entre si em significado, e cada conceito abrange uma classe de termos sinônimos.
Cada ficha terminológica tem um descritor, o qual obrigatoriamente tem um conceito preferido com seu termo preferido tendo a função de descritor. Além disso, pode ou não haver conceitos não preferidos. Cada um dos conceitos não preferidos tem um termo preferido e sua relação com o conceito preferido pode ser mais ampla, mais restrita ou pareamente relacionada. Termos com o mesmo significado são agrupados no mesmo conceito.
A relação entre um conceito subordinado e o conceito preferido não deve ser confundida com a relação entre descritores See related. Essa última relação é entre descritores e servem como um apontador para outros descritores passíveis de serem considerados na indexação ou na pesquisa. A relação entre os conceitos dentro do registro indica que um mesmo descritor deve ser usado para os significados de seus conceitos não preferidos na indexação e na pesquisa.
Essa estrutura permite que cada conceito tenha sua própria definição separada. Ao se tornar suficientemente distinto para garantir sua própria classe de descritores, um determinado termo poderá ser destacado como descritor e, assim, ocupar um ponto na hierarquia do MeSH e, consequentemente, no DeCS.
Category: Dicas do DeCS