Pesquisa
Descritor em português: Telemonitoramento
Descritor em inglês: Telemonitoring
Descritor em espanhol: Telemonitorización
Descritor telemonitorización
Termo(s) alternativo(s) control remoto de pacientes
monitorización en la telemedicina
monitorización en la telesalud
monitorización remota
monitorización remota de pacientes
seguimiento remoto de pacientes
tele-monitoreo
telemonitoreo
teleseguimiento
televigilancia
Nota de escopo: 1. La telemonitorización es el seguimiento de los pacientes y sus signos vitales por parte del médico o la enfermera en largas distancias. Dos áreas pueden diferenciarse en la atención al paciente. En primer lugar, está el seguimiento de los parámetros fisiológicos. Los sensores que abrazan el cuerpo detectan continuamente todos los signos vitales relevantes para indicaciones como presión arterial, pulso y ECG. Los datos se envían primero a una estación base y luego a un centro de servicio telemático. Aquí se recogen y evalúan los datos. El médico cuenta con un acceso individual protegido a través de Internet a todos los datos. En segundo lugar, existe una amplia comunicación entre el proveedor de atención médica y el paciente. Esto se constituye como parte del servicio de atención interactiva en el sentido de una enfermedad o manejo de casos. La telemonitorización ahora complementa el tratamiento médico tradicional. Permite realizar diagnósticos y acciones de forma rápida y sencilla. (Traducción libre del original: http://vimed.de/de/telemedizin-glossar.php?lang=en) 2. Es el acto realizado bajo orientación y supervisión médica para monitoreo o vigilancia a distancia de parámetros de salud y/o enfermedad, por medio de adquisición directa de imágenes, señales y datos de equipos y/o dispositivos agregados o implantables en los pacientes en régimen de internación clínica o domiciliar, en comunidad terapéutica, en institución de larga permanencia de ancianos o en el traslado de paciente hasta su llegada al establecimiento de salud. (Traducción libre del original: Brasil. Resolução CFM 2227/2018. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/PDF/resolucao222718.pdf)
Descritor em francês: Télémonitoring
Termo(s) alternativo(s): Controle do Paciente a Distância
Monitoramento Remoto
Monitoramento Remoto de Pacientes
Monitoramento Telefônico
Monitoramento em Telemedicina
Monitoramento em Telessaúde
Seguimento Remoto de Pacientes
Tele-Monitoramento
Telemonitoração
Telemonitorização
Telesseguimento
Televigilância
Código(s) hierárquico(s): SP2.840.566.420
Nota de escopo: 1. Telemonitoramento é o monitoramento dos pacientes e de seus sinais vitais pelo médico ou enfermeiro por longas distâncias. Duas áreas podem ser diferenciadas no atendimento ao paciente. Primeiro, há o monitoramento de parâmetros fisiológicos. Os sensores que seguram o corpo detectam continuamente todos os sinais vitais relevantes para indicação, como pressão arterial, pulso e ECG. Os dados são primeiro enviados para uma estação base e depois para um centro de serviços de telemedicina. Aqui os dados são coletados e avaliados. O médico recebe um acesso individual protegido via internet a todos os dados. Em segundo lugar, existe uma extensa comunicação entre o prestador de cuidados de saúde e o paciente. Isto é constituído como uma parte do serviço de cuidados interativos no sentido de uma doença ou gestão de casos. O telemonitoramento complementa agora o tratamento médico tradicional. Permite diagnósticos e ações a serem tomadas de maneira rápida e fácil. (Tradução livre do original: http://vimed.de/de/telemedizin-glossar.php?lang=en) 2. É o ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigilância a distância de parâmetros de saúde e/ou doença, por meio de aquisição direta de imagens, sinais e dados de equipamentos e/ou dispositivos agregados ou implantáveis nos pacientes em regime de internação clínica ou domiciliar, em comunidade terapêutica, em instituição de longa permanência de idosos ou no translado de paciente até sua chegada ao estabelecimento de saúde. (Fonte: Resolução CFM 2227/2018. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/PDF/resolucao222718.pdf)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 57899
ID do descritor: DDCS057899
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Telemonitoramento - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00062170
Nota de escopo 1. Telemonitoramento é o monitoramento dos pacientes e de seus sinais vitais pelo médico ou enfermeiro por longas distâncias. Duas áreas podem ser diferenciadas no atendimento ao paciente. Primeiro, há o monitoramento de parâmetros fisiológicos. Os sensores que seguram o corpo detectam continuamente todos os sinais vitais relevantes para indicação, como pressão arterial, pulso e ECG. Os dados são primeiro enviados para uma estação base e depois para um centro de serviços de telemedicina. Aqui os dados são coletados e avaliados. O médico recebe um acesso individual protegido via internet a todos os dados. Em segundo lugar, existe uma extensa comunicação entre o prestador de cuidados de saúde e o paciente. Isto é constituído como uma parte do serviço de cuidados interativos no sentido de uma doença ou gestão de casos. O telemonitoramento complementa agora o tratamento médico tradicional. Permite diagnósticos e ações a serem tomadas de maneira rápida e fácil. (Tradução livre do original: http://vimed.de/de/telemedizin-glossar.php?lang=en) 2. É o ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigilância a distância de parâmetros de saúde e/ou doença, por meio de aquisição direta de imagens, sinais e dados de equipamentos e/ou dispositivos agregados ou implantáveis nos pacientes em regime de internação clínica ou domiciliar, em comunidade terapêutica, em instituição de longa permanência de idosos ou no translado de paciente até sua chegada ao estabelecimento de saúde. (Fonte: Resolução CFM 2227/2018. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/PDF/resolucao222718.pdf)
Termo preferido Telemonitoramento
Termo(s) alternativo(s) Controle do Paciente a Distância
Monitoramento Remoto
Monitoramento Remoto de Pacientes
Monitoramento Telefônico
Monitoramento em Telemedicina
Monitoramento em Telessaúde
Seguimento Remoto de Pacientes
Tele-Monitoramento
Telemonitoração
Telemonitorização
Telesseguimento
Televigilância



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa