Pesquisa
Descritor em português: Oncogenes
Descritor em inglês: Oncogenes
Descritor em espanhol: Oncogenes
Descritor oncogenes
Termo(s) alternativo(s) genes transformantes
Nota de escopo: Genes cuya ganancia de función da lugar a TRANSFORMACIÓN NEOPLÁSICA CELULAR. Comprenden, por ejemplo, los genes de activadores o estimuladores de la PROLIFERACIÓN CELULAR, como factores de crecimiento, receptores de factores de crecimiento, proteína cinasas, transductores de señales, fosfoproteínas nucleares y factores de transcripción. El prefijo "v-" antes del símbolo de un oncogén indica que se trata de oncogenes capturados y transmitidos por RETROVIRUS; el prefijo "c-" antes del símbolo de un oncogén indica que se trata del homólogo celular (PROTO-ONCOGENES) de un v-oncogén.
Descritor em francês: Oncogènes
Termo(s) alternativo(s): Genes Transformadores
Oncogene
Código(s) hierárquico(s): G05.360.340.024.340.375.500
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D009857
Nota de escopo: Genes cujas alterações para o ganho de função induzem a TRANSFORMAÇÃO CELULAR NEOPLÁSICA. Incluem, por exemplo, genes para ativadores ou estimuladores da PROLIFERAÇÃO CELULAR, como fatores de crescimento, receptores dos fatores de crescimento, proteínas quinases, transdutores de sinais, fosfoproteínas nucleares e fatores de transcrição. Um prefixo "v-" antes de símbolos de oncogenes indicam oncogenes capturados e transmitidos por RETROVÍRUS; o prefixo "c-" antes do símbolo do gene de um oncogene indica que este é um homólogo celular (PROTO-ONCOGENES) de um v-oncogene.
Nota de indexação: oncogene" usado pelo autor pode referir-se a ONCOGENES ou PROTO-ONCOGENES; não confunda com ONCÓGENOS que é UP de CARCINÓGENOS; Manual da NLM 24.4.4.3; não confunda com GENES NEOPLÁSICOS
Qualificadores permitidos: DE efeitos dos fármacos
ES ética
GE genética
IM imunologia
PH fisiologia
RE efeitos da radiação
Identificador DeCS: 10040
ID do descritor: D009857
Classificação da NLM: QZ 210
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1983
Data de entrada: 22/04/1982
Data de revisão: 08/07/2008
Oncogenes - Conceito preferido
Identificador do conceito M0015298
Nota de escopo Genes cujas alterações para o ganho de função induzem a TRANSFORMAÇÃO CELULAR NEOPLÁSICA. Incluem, por exemplo, genes para ativadores ou estimuladores da PROLIFERAÇÃO CELULAR, como fatores de crescimento, receptores dos fatores de crescimento, proteínas quinases, transdutores de sinais, fosfoproteínas nucleares e fatores de transcrição. Um prefixo "v-" antes de símbolos de oncogenes indicam oncogenes capturados e transmitidos por RETROVÍRUS; o prefixo "c-" antes do símbolo do gene de um oncogene indica que este é um homólogo celular (PROTO-ONCOGENES) de um v-oncogene.
Termo preferido Oncogenes
Termo(s) alternativo(s) Genes Transformadores
Oncogene



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa