Pesquisa
Descritor em português: Rúmen
Descritor em inglês: Rumen
Descritor em espanhol: Rumen
Descritor rumen
Termo(s) alternativo(s) panza
Nota de escopo: Primer estómago de los rumiantes. Descansa en el lado izquierdo del cuerpo, ocupa todo el lado izquierdo del abdomen y se alarga a través de todo el plano medio del cuerpo hacia el lado derecho. Tiene gran capacidad, se divide en un saco superior y uno inferior, cada uno de los cuales posee un saco ciego en su extremidad posterior. El rumen está cubierto por una membrana mucosa que no contiene glándulas digestivas, pero que contiene gran cantidad de glándulas que segregan moco. Alimento poco procesado y parcialmente masticado se almacena y agita en el rumen hasta que el animal encuentra que hay circunstancias convenientes para rumiarlo. Cuando esto ocurre, pequeñas bolas de alimentos se regurgitan a través del esófago hacia la boca, y se someten a una segunda masticación más cuidadosa, se traga, y pasa hacia otras partes del estómago compuesto. (Black's Veterinary Dictionary, 17th ed)
Descritor em francês: Rumen
Termo(s) alternativo(s): Rume
Código(s) hierárquico(s): A13.869.804
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D012417
Nota de escopo: O primeiro estômago dos ruminantes. Localiza-se no lado esquerdo do corpo, ocupando totalmente o lado esquerdo do abdome e até mesmo estendendo-se até o lado direito cruzando o plano mediano do corpo. É amplo, divide-se em um saco superior e um inferior, cada um apresentando um saco cego em sua extremidade posterior. O rúmen encontra-se revestido por uma mucosa que não contém glândulas digestórias, mas glândulas secretoras de muco estão presentes em grande número. O alimento mastigado parcial e grosseiramente é armazenado e agitado no rúmen até o animal encontrar circunstâncias convenientes para a ruminação. Quando isto ocorre, pequenas bolas de alimento são regurgitadas para dentro da boca através do esôfago, são submetidas a uma segunda mastigação mais completa, são engolidas, e passam para as outras partes do estômago composto.
Nota de indexação: o primeiro estômago de um ruminante; doenças: coord como primário com GASTROPATIAS /vet (como primário); neoplasia: coord como primário com NEOPLASIAS GÁSTRICAS /vet (como primário) + tipo histológico /vet (como primário); úlcera: coord como primário com ÚLCERA GÁSTRICA /vet (como primário)
Qualificadores permitidos: AB anormalidades
AH anatomia & histologia
BS irrigação sanguínea
CH química
CY citologia
DE efeitos dos fármacos
DG diagnóstico por imagem
EM embriologia
EN enzimologia
GD crescimento & desenvolvimento
IM imunologia
IN lesões
IR inervação
ME metabolismo
MI microbiologia
PA patologia
PH fisiologia
PP fisiopatologia
PS parasitologia
RE efeitos da radiação
SU cirurgia
TR transplante
UL ultraestrutura
VI virologia
Identificador DeCS: 12791
ID do descritor: D012417
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1966
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 18/05/1995
Rúmen - Conceito preferido
Identificador do conceito M0019300
Nota de escopo O primeiro estômago dos ruminantes. Localiza-se no lado esquerdo do corpo, ocupando totalmente o lado esquerdo do abdome e até mesmo estendendo-se até o lado direito cruzando o plano mediano do corpo. É amplo, divide-se em um saco superior e um inferior, cada um apresentando um saco cego em sua extremidade posterior. O rúmen encontra-se revestido por uma mucosa que não contém glândulas digestórias, mas glândulas secretoras de muco estão presentes em grande número. O alimento mastigado parcial e grosseiramente é armazenado e agitado no rúmen até o animal encontrar circunstâncias convenientes para a ruminação. Quando isto ocorre, pequenas bolas de alimento são regurgitadas para dentro da boca através do esôfago, são submetidas a uma segunda mastigação mais completa, são engolidas, e passam para as outras partes do estômago composto.
Termo preferido Rúmen
Termo(s) alternativo(s) Rume



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa