Pesquisa
Descritor em português: Cafeína
Descritor em inglês: Caffeine
Descritor em espanhol: Cafeína
Descritor cafeína
Nota de escopo: Metilxantina de origen natural que se aporta a algunas bebidas y que también se usa como agente farmacológico. Los efectos farmacológicos más notables de la cafeína son la estimulación del sistema nervioso central, incrementando el estado de alerta y provocando agitación. También relaja el MÚSCULO LISO, estimula el MÚSCULO CARDÍACO y la DIURESIS, y parece que es útil para el tratamiento de determinados tipos de cefaleas. Se han observado diversas acciones celulares de la cafeína, aunque no están perfectamente determinados los perfiles farmacológicos de cómo contribuye a cada una de ellas. Entre los más importantes están la inhibición de las FOSFODIESTERASAS de nucleótidos cíclicos, el antagonismo de RECEPTORES DE ADENOSINA, y la modulación del calcio intracelular.
Descritor em francês: Caféine
Código(s) hierárquico(s): D03.132.960.175
D03.633.100.759.758.824.175
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D002110
Nota de escopo: Metilxantina que ocorre naturalmente em algumas bebidas e também usada como agente farmacológico. O efeito farmacológico mais notável da cafeína é como estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e produzindo agitação. Também relaxa o MÚSCULO LISO, estimula o MÚSCULO CARDÍACO, estimula a DIURESE e parece ser útil no tratamento de alguns tipos de dor na cabeça. Vários efeitos celulares da cafeína têm sido observados, mas não está completamente esclarecido como cada um contribui para o seu perfil farmacológico. Entre os mais importantes estão a inibição de FOSFODIESTERASES de nucleotídeos cíclicos, o antagonismo de RECEPTORES DA ADENOSINA e a modulação do processamento do cálcio intracelular.
Qualificadores permitidos: AA análogos & derivados
AD administração & dosagem
AE efeitos adversos
AG agonistas
AI antagonistas & inibidores
AN análise
BI biossíntese
BL sangue
CF líquido cefalorraquidiano
CH química
CL classificação
CS síntese química
EC economia
GE genética
HI história
IM imunologia
IP isolamento & purificação
ME metabolismo
PD farmacologia
PK farmacocinética
PO envenenamento
RE efeitos da radiação
SD provisão & distribuição
ST normas
TO toxicidade
TU uso terapêutico
UR urina
Número de registro: 3G6A5W338E
Nome CAS Tipo 1: 1H-Purine-2,6-dione, 3,7-dihydro-1,3,7-trimethyl-
Identificador DeCS: 2143
ID do descritor: D002110
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1966
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 24/05/2017
Cafeína - Conceito preferido
Identificador do conceito M0003138
Nota de escopo Metilxantina que ocorre naturalmente em algumas bebidas e também usada como agente farmacológico. O efeito farmacológico mais notável da cafeína é como estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e produzindo agitação. Também relaxa o MÚSCULO LISO, estimula o MÚSCULO CARDÍACO, estimula a DIURESE e parece ser útil no tratamento de alguns tipos de dor na cabeça. Vários efeitos celulares da cafeína têm sido observados, mas não está completamente esclarecido como cada um contribui para o seu perfil farmacológico. Entre os mais importantes estão a inibição de FOSFODIESTERASES de nucleotídeos cíclicos, o antagonismo de RECEPTORES DA ADENOSINA e a modulação do processamento do cálcio intracelular.
Termo preferido Cafeína



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa