Pesquisa
Descritor em português: DNA Circular
Descritor em inglês: DNA, Circular
Descritor em espanhol: ADN Circular
Descritor ADN circular
Termo(s) alternativo(s) DNA circular
Nota de escopo: Cualquiera de las moléculas de ADN covalentemente cerradas que se encuentran en bacterias, muchos virus, mitocondrias, plástidos y plásmidos. También se han encontrado ADN pequeños, circulares y polidispersos en algunos organismos eucariotas, y se ha sugerido que tienen homología con el ADN cromosómico y la capacidad de insertarse en él y escindirse de él. Es un fragmento de ADN formado por un proceso de formación de un bucle y deleción, que contiene una región constante de la cadena pesada mu y la parte 3' de la región de cambio mu. El ADN circular es un producto normal de la reordenación entre segmentos génicos que codifican las regiones variables de las cadenas ligeras y pesadas de las inmunoglobulinas, así como el receptor de los linfocitos T. (Riger et al., Glossary of Genetics, 5th ed & Segen, Dictionary of Modern Medicine, 1992)
Descritor em francês: ADN circulaire
Código(s) hierárquico(s): D13.444.308.283
G02.111.570.820.486.212
G05.360.580.156
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D004270
Nota de escopo: Qualquer uma das moléculas de DNA fechado covalentemente encontrado em bactérias, diversos vírus, mitocôndria, plastídios e plasmídeos. Os DNAs pequenos, circulares polidispersos também têm sido observados numa variedade de organismos eucariotos e que supostamente possuem homologia com DNA cromossômico e a capacidade de ser inserido e retirado do DNA cromossômico. É um fragmento do DNA formado por processo de looping e deleção, contendo uma região constante da cadeia pesada mu e a parte 3' da região virada mu. O DNA circular é um produto normal do rearranjo de segmentos do gene encodificando as regiões variáveis das cadeias leves e pesadas das imunoglobulinas, bem como as do receptor de célula T.
Nota de indexação: primário; /ef farm /ultraest permitidos
Qualificadores permitidos: AD administração & dosagem
AE efeitos adversos
AG agonistas
AI antagonistas & inibidores
AN análise
BI biossíntese
BL sangue
CF líquido cefalorraquidiano
CH química
CL classificação
CS síntese química
DE efeitos dos fármacos
EC economia
GE genética
HI história
IM imunologia
IP isolamento & purificação
ME metabolismo
PD farmacologia
PH fisiologia
PK farmacocinética
PO intoxicação
RE efeitos da radiação
SD provisão & distribuição
ST normas
TO toxicidade
TU uso terapêutico
UL ultraestrutura
UR urina
Identificador DeCS: 22154
ID do descritor: D004270
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1974
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 22/06/2015
DNA Circular - Conceito preferido
Identificador do conceito M0006682
Nota de escopo Qualquer uma das moléculas de DNA fechado covalentemente encontrado em bactérias, diversos vírus, mitocôndria, plastídios e plasmídeos. Os DNAs pequenos, circulares polidispersos também têm sido observados numa variedade de organismos eucariotos e que supostamente possuem homologia com DNA cromossômico e a capacidade de ser inserido e retirado do DNA cromossômico. É um fragmento do DNA formado por processo de looping e deleção, contendo uma região constante da cadeia pesada mu e a parte 3' da região virada mu. O DNA circular é um produto normal do rearranjo de segmentos do gene encodificando as regiões variáveis das cadeias leves e pesadas das imunoglobulinas, bem como as do receptor de célula T.
Termo preferido DNA Circular



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa