Pesquisa
Descritor em português: Poder Psicológico
Descritor em inglês: Power, Psychological
Descritor em espanhol: Poder Psicológico
Descritor poder psicológico
Termo(s) alternativo(s) poder (psicología)
poder personal
poder profesional
poder social
Nota de escopo: Ejercicio de una fuerte influencia o control sobre los demás en diversos contextos - administrativo, social, académico, etc.
Descritor em francês: Sem tradução
Termo(s) alternativo(s): Poder (Psicologia)
Poder Pessoal
Poder Profissional
Poder Social
Código(s) hierárquico(s): F01.658.780
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D011209
Nota de escopo: 1. Ter grande influência ou controle sobre os outros em uma variedade de contextos-administrativo, social, acadêmico, etc. 2. Empoderamento: O empoderamento é um processo social multidimensional que permite que as pessoas obtenham controle sobre suas vidas. Estratégias para o empoderamento, portanto, muitas vezes desafiam as alocações de poder existentes e as relações para dar mais poder aos grupos desfavorecidos. Com relação à saúde da mulher, o empoderamento muitas vezes significa, por exemplo, aumentar as oportunidades de educação e acesso a informações relevantes para permitir que as mulheres tomem decisões informadas sobre sua saúde, melhorem a autoestima e as equipem com habilidades de comunicação e negociação. Sabe-se que tais habilidades influenciam, por exemplo, práticas sexuais mais seguras, adesão ao tratamento e comportamento oportuno de busca de saúde. (Tradução livre do original: http://www.who.int/gender-equity-rights/knowledge/glossary/en/)
Veja também os descritores: Controles Informais da Sociedade MeSH
Identificador DeCS: 22967
ID do descritor: D011209
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1988
Data de entrada: 09/04/1987
Data de revisão: 12/10/2018
Poder Psicológico - Conceito preferido
Identificador do conceito M0017413
Nota de escopo 1. Ter grande influência ou controle sobre os outros em uma variedade de contextos-administrativo, social, acadêmico, etc. 2. Empoderamento: O empoderamento é um processo social multidimensional que permite que as pessoas obtenham controle sobre suas vidas. Estratégias para o empoderamento, portanto, muitas vezes desafiam as alocações de poder existentes e as relações para dar mais poder aos grupos desfavorecidos. Com relação à saúde da mulher, o empoderamento muitas vezes significa, por exemplo, aumentar as oportunidades de educação e acesso a informações relevantes para permitir que as mulheres tomem decisões informadas sobre sua saúde, melhorem a autoestima e as equipem com habilidades de comunicação e negociação. Sabe-se que tais habilidades influenciam, por exemplo, práticas sexuais mais seguras, adesão ao tratamento e comportamento oportuno de busca de saúde. (Tradução livre do original: http://www.who.int/gender-equity-rights/knowledge/glossary/en/)
Termo preferido Poder Psicológico
Termo(s) alternativo(s) Poder (Psicologia)
Poder Social - Mais específico
Identificador do conceito M0017415
Termo preferido Poder Social
Poder Profissional - Mais específico
Identificador do conceito M0017414
Termo preferido Poder Profissional
Poder Pessoal - Mais específico
Identificador do conceito M0017412
Termo preferido Poder Pessoal



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa