Pesquisa
Descritor em português: Cáusticos
Descritor em inglês: Caustics
Descritor em espanhol: Cáusticos
Descriptor cáusticos
Termo(s) alternativo(s) corrosivo
corrosivos
cáustico
Nota de escopo: Productos químicos alcalinos potentes que destruyen los tejidos corporales blandos causando un tipo de quemadura profunda y penetrante, a diferencia de los corrosivos, que dan lugar a un tipo de lesión más superficial por origen químico o inflamatorio. Los cáusticos suelen ser hidróxidos de metales ligeros. El HIDRÓXIDO SÓDICO y el hidróxido potásico son los cáusticos que más suelen utilizarse en la industria. Desde el punto de vista médico, se han usado externamente para eliminar tejidos enfermos o muertos y para destruir verrugas y tumores pequeños. La ingestión accidental de productos (ya sea en el hogar o en la industria) que contienen ingredientes cáusticos causa miles de lesiones al año.
Descritor em francês: Caustiques
Termo(s) alternativo(s): Corrosivo
Corrosivos
Cáustico
Código(s) hierárquico(s): D27.720.185
D27.888.569.185
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D002424
Nota de escopo: Substâncias químicas fortemente alcalinas, que destroem os tecidos moles do corpo, resultando em queimadura profunda, penetrante, em contraste aos corrosivos, que produzem um dano mais superficial por meios químicos ou por inflamação. Os cáusticos são geralmente hidróxidos de metais leves. O HIDRÓXIDO DE SÓDIO e o hidróxido de potássio são os agentes cáusticos mais amplamente usados na indústria. Na Medicina, têm sido usados externamente para remover tecidos doentes ou mortos, e destruir verrugas e pequenos tumores. A ingestão acidental de produtos (domésticos e industriais) contendo ingredientes cáusticos resulta em milhares de lesões por ano.
Nota de indexação: lesão cáustica: indexe CÁUSTICOS /tox + QUEIMADURAS QUÍMICAS + órgão /les; veja também nota em ESTENOSE ESOFÁGICA
Qualificadores permitidos: AD administração & dosagem
AE efeitos adversos
AN análise
CH química
CL classificação
CS síntese química
EC economia
HI história
IP isolamento & purificação
ME metabolismo
PD farmacologia
PK farmacocinética
PO envenenamento
RE efeitos da radiação
SD provisão & distribuição
ST normas
TO toxicidade
TU uso terapêutico
Identificador DeCS: 2462
ID do descritor: D002424
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1966
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 27/05/2020
Cáusticos - Conceito preferido
Identificador do conceito M0003694
Nota de escopo Substâncias químicas fortemente alcalinas, que destroem os tecidos moles do corpo, resultando em queimadura profunda, penetrante, em contraste aos corrosivos, que produzem um dano mais superficial por meios químicos ou por inflamação. Os cáusticos são geralmente hidróxidos de metais leves. O HIDRÓXIDO DE SÓDIO e o hidróxido de potássio são os agentes cáusticos mais amplamente usados na indústria. Na Medicina, têm sido usados externamente para remover tecidos doentes ou mortos, e destruir verrugas e pequenos tumores. A ingestão acidental de produtos (domésticos e industriais) contendo ingredientes cáusticos resulta em milhares de lesões por ano.
Termo preferido Cáusticos
Termo(s) alternativo(s) Cáustico
Corrosivos - Mais amplo
Identificador do conceito M0003695
Termo preferido Corrosivos
Termo(s) alternativo(s) Corrosivo



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa