Pesquisa
Descritor em português: Tratamento Primário
Descritor em inglês: Primary Treatment
Descritor em espanhol: Tratamiento Primario
Descritor tratamiento primario
Nota de escopo: Pretende eliminar los sólidos en suspensión sedimentables, incluyendo la parte de la materia orgánica en suspensión gruesa, siendo predominante el mecanismo físico de sedimentación y la fase de digestión y estabilización de la materia orgánica sedimentada por la vía anaerobia. Se trata de permitir que las aguas residuales sigan a las unidades de tratamiento secundario o que eventualmente sean lanzadas en los cuerpos receptores, aunque ésta es una condición muy especial, actualmente difícil de conceder en licencias ambientales, por no cumplir el estándar mínimo de lanzamiento establecido en la legislación. Normalmente, en esta etapa se obtienen los porcentajes de remoción del 40 al 70 por ciento en los sólidos en suspensión, del 25 al 40 por ciento en la DBO y en los coliformes. (Traducción libre del original: Brasil. FUNASA, 2018)
Descritor em francês: Traitement Primaire
Código(s) hierárquico(s): SP4.895.141.712.870
Nota de escopo: Visa remover os sólidos em suspensão sedimentáveis, incluindo a parte da matéria orgânica em suspensão grossa, sendo predominante o mecanismo físico de sedimentação e a fase de digestão e estabilização da matéria orgânica sedimentada pela via anaeróbia. Tem a finalidade de permitir que os esgotos sigam para as unidades de tratamento secundário, ou que eventualmente sejam lançados nos corpos receptores, embora esta seja uma condição muito especial, atualmente de difícil concessão em licenciamentos ambientais, por não cumprir o padrão mínimo de lançamento estabelecido na legislação. Normalmente são obtidos, nesta etapa, os percentuais de remoção de 40 a 70 por cento nos sólidos em suspensão, de 25 a 40 por cento na DBO e nos coliformes. (Fonte: Brasil. FUNASA, 2018)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Veja também os descritores: Sedimentação Primária DeCS
Identificador DeCS: 25581
ID do descritor: DDCS025581
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Tratamento Primário - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00058439
Nota de escopo Visa remover os sólidos em suspensão sedimentáveis, incluindo a parte da matéria orgânica em suspensão grossa, sendo predominante o mecanismo físico de sedimentação e a fase de digestão e estabilização da matéria orgânica sedimentada pela via anaeróbia. Tem a finalidade de permitir que os esgotos sigam para as unidades de tratamento secundário, ou que eventualmente sejam lançados nos corpos receptores, embora esta seja uma condição muito especial, atualmente de difícil concessão em licenciamentos ambientais, por não cumprir o padrão mínimo de lançamento estabelecido na legislação. Normalmente são obtidos, nesta etapa, os percentuais de remoção de 40 a 70 por cento nos sólidos em suspensão, de 25 a 40 por cento na DBO e nos coliformes. (Fonte: Brasil. FUNASA, 2018)
Termo preferido Tratamento Primário



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa