Pesquisa
Descritor em português: Análise de Regressão
Descritor em inglês: Regression Analysis
Descritor em espanhol: Análisis de Regresión
Descritor análisis de regresión
Termo(s) alternativo(s) disgnósticos de regresión
regresión estadística
Nota de escopo: Procedimientos para encontrar la función matemática que mejor describa la relación entre una variable dependiente y una o más variables independientes. En la regresión lineal (véase MODELOS LINEALES) la relación se reduce a ser una línea recta y se utiliza en el ANÁLISIS DE LOS MÍNIMOS CUADRADOS para determinar el mejor ajuste. En la regresión logística (véase MODELOS LOGÍSTICOS) la variable dependiente es cualitativa en lugar de continua y se utilizan las FUNCIONES DE VEROSIMILITUD para encontrar la mejor relación. En la regresión múltiple se considera que la variable dependiente depende de más de una sola variable independiente.
Descritor em francês: Analyse de régression
Termo(s) alternativo(s): Regressão Estatística
Código(s) hierárquico(s): E05.318.740.750
N05.715.360.750.695
N06.850.520.830.750
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D012044
Nota de escopo: Procedimentos para encontrar a função matemática que melhor descreve a relação entre uma variável dependente e uma ou mais variáveis independentes. Na regressão linear (v. MODELOS LINEARES) a relação é construída para ser uma linha reta e usa-se a ANÁLISE DOS MÍNIMOS QUADRADOS para determinar o melhor ajuste. Na regressão logística (v. MODELOS LOGÍSTICOS) a variável dependente é qualitativa em vez de uma variável contínua e são usadas FUNÇÕES VEROSSIMILHANÇA para encontrar a melhor relação. Na regressão múltipla, considera-se que a variável dependente pende mais que uma única variável independente.
Nota de indexação: primário somente GER; coord como secundário com doença específica ou outro conceito (como primário); sem qualif; especifique geog se pertinente
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 28609
ID do descritor: D012044
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1980
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 08/07/2008
Análise de Regressão - Conceito preferido
Identificador do conceito M0018726
Nota de escopo Procedimentos para encontrar a função matemática que melhor descreve a relação entre uma variável dependente e uma ou mais variáveis independentes. Na regressão linear (v. MODELOS LINEARES) a relação é construída para ser uma linha reta e usa-se a ANÁLISE DOS MÍNIMOS QUADRADOS para determinar o melhor ajuste. Na regressão logística (v. MODELOS LOGÍSTICOS) a variável dependente é qualitativa em vez de uma variável contínua e são usadas FUNÇÕES VEROSSIMILHANÇA para encontrar a melhor relação. Na regressão múltipla, considera-se que a variável dependente pende mais que uma única variável independente.
Termo preferido Análise de Regressão
Termo(s) alternativo(s) Regressão Estatística



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa