Pesquisa
Descritor em português: Anisotropia
Descritor em inglês: Anisotropy
Descritor em espanhol: Anisotropía
Descritor anisotropía
Nota de escopo: Propiedad física que muestra diferentes valores en relación con la dirección en que se efectúa la medición. La propiedad física puede estar en relación con la conductividad eléctrica o la refracción de la luz. En cristalografía, describe los cristales cuyo índice de refracción varía según la dirección de incidencia de la luz. También se denomina acolotropía y colotropía. El concepto opuesto a anisotropía es la isotropía, en la que, cuando se realiza la medición según ejes dirigidos en todas direcciones, se obtienen siempre los mismos valores que caracterizan el objeto..
Descritor em francês: Anisotropie
Código(s) hierárquico(s): G01.590.040
G02.050
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D016880
Nota de escopo: Propriedade física que mostra valores diferentes em relação à direção [longitudinal ou transversal] em que a medida é feita. A propriedade física pode estar relacionada com a condutividade térmica ou elétrica ou com a refração da luz. Na cristalografia, descreve cristais cujo índice de refração varia com a direção da luz incidente. É chamada também de acolotropia e colotropia. O oposto de anisotropia é isotropia, em que os mesmos valores caracterizam o objeto quando medido ao longo de eixos em todas as direções.
Nota de indexação: em geral secundário
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 30264
ID do descritor: D016880
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1992
Data de entrada: 02/05/1991
Data de revisão: 15/01/2016
Anisotropia - Conceito preferido
Identificador do conceito M0025684
Nota de escopo Propriedade física que mostra valores diferentes em relação à direção [longitudinal ou transversal] em que a medida é feita. A propriedade física pode estar relacionada com a condutividade térmica ou elétrica ou com a refração da luz. Na cristalografia, descreve cristais cujo índice de refração varia com a direção da luz incidente. É chamada também de acolotropia e colotropia. O oposto de anisotropia é isotropia, em que os mesmos valores caracterizam o objeto quando medido ao longo de eixos em todas as direções.
Termo preferido Anisotropia



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa