Pesquisa
Descritor em português: Farmacoepidemiologia
Descritor em inglês: Pharmacoepidemiology
Descritor em espanhol: Farmacoepidemiología
Descritor farmacoepidemiología
Termo(s) alternativo(s) epidemiología farmacéutica
Nota de escopo: Ciencia que trata del beneficio y el riesgo de los fármacos utilizados en poblaciones y el análisis de los resultados de las terapias con medicamentos. Los datos farmacoepidemiológicos se obtienen a partir de juicios clínicos y estudios epidemiológicos, con énfasis especial en los métodos para la detección y la evaluación de los efectos adversos relacionados con los fármacos, el estudio de la relación entre los riesgos versus los beneficios en la terapia con medicamentos, los patrones de utilización medicamentosa, la relación coste-efectividad de fármacos específicos, la metodología de supervisión post-marketing, y la relación entre la farmacoepidemiología y la formulación e interpretación de las normas regulatorias. (Pharmacoepidemiol Drug Saf 1992;1(1); J Pharmacoepidemiol 1990;1(1))
Descritor em francês: Pharmacoépidémiologie
Termo(s) alternativo(s): Epidemiologia Farmacêutica
Código(s) hierárquico(s): H01.158.703.045
H02.403.720.500.650
H02.628.413
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D017891
Nota de escopo: Ciência voltada para o benefício e o risco das drogas usadas em populações e para a análise dos resultados das terapias [feitas] com essas drogas. Os dados farmacoepidemiológicos vêm tanto de ensaios clínicos como dos estudos epidemiológicos, com ênfase em: métodos para descoberta e avaliação dos efeitos adversos relacionados com as drogas, avaliação da razão risco/benefício da terapia com a droga, padrões de utilização da droga, [a relação entre] custo e eficiência das drogas específicas, metodologia de vigilância "pós-marketing", e a relação entre farmacoepidemiologia e a formulação e interpretação das diretrizes reguladoras. (Tradução livre do original: Pharmacoepidemiol Drug Saf 1992;1(1); J Pharmacoepidemiol 1990;1(1))
Nota de indexação: ESP: qualif ESP
Qualificadores permitidos: CL classificação
EC economia
ED educação
ES ética
HI história
IS instrumentação
LJ legislação & jurisprudência
MT métodos
OG organização & administração
SN estatística & dados numéricos
ST normas
TD tendências
Identificador DeCS: 31194
ID do descritor: D017891
Classificação da NLM: QV 771
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1994
Data de entrada: 16/02/1993
Data de revisão: 06/07/2009
Farmacoepidemiologia - Conceito preferido
Identificador do conceito M0027034
Nota de escopo Ciência voltada para o benefício e o risco das drogas usadas em populações e para a análise dos resultados das terapias [feitas] com essas drogas. Os dados farmacoepidemiológicos vêm tanto de ensaios clínicos como dos estudos epidemiológicos, com ênfase em: métodos para descoberta e avaliação dos efeitos adversos relacionados com as drogas, avaliação da razão risco/benefício da terapia com a droga, padrões de utilização da droga, [a relação entre] custo e eficiência das drogas específicas, metodologia de vigilância "pós-marketing", e a relação entre farmacoepidemiologia e a formulação e interpretação das diretrizes reguladoras. (Tradução livre do original: Pharmacoepidemiol Drug Saf 1992;1(1); J Pharmacoepidemiol 1990;1(1))
Termo preferido Farmacoepidemiologia
Termo(s) alternativo(s) Epidemiologia Farmacêutica



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa