Pesquisa
Descritor em português: Fímbrias Bacterianas
Descritor em inglês: Fimbriae, Bacterial
Descritor em espanhol: Fimbrias Bacterianas
Descritor fimbrias bacterianas
Termo(s) alternativo(s) fimbrias comunes
pili bacteriano común
Nota de escopo: Apéndices finos, semejantes a pelos, de 1 a 20 micrones de longitud y que a menudo se presentan en gran número sobre las células bacterianas gramnegativas, en particular las Enterobacteriaceas y Neisserias. A diferencia de los flagelos no poseen movilidad, pero por ser de naturaleza proteica (pilina), poseen propiedades antigénicas y hemoaglutinantes. Tienen importancia médica porque algunas fimbrias median la adherencia de las bacterias a las células mediante las adhesinas (ADHESINAS BACTERIANAS). El término fimbria bacteriana se refiere a los pelos comunes, lo que se debe distinguir del uso preferido de "pelos", que se utiliza para designar a los pelos sexuales (PILI SEXUAL).
Descritor em francês: Fimbriae bactériens
Termo(s) alternativo(s): Fímbrias Comuns
Pili Bacteriano
Pili Comuns
Código(s) hierárquico(s): A11.284.180.285
A20.843
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D010861
Nota de escopo: Apêndices delgados, em formato de pelo, de comprimento entre 1 e 20 mícrons, ocorrendo frequentemente em grande número, presentes nas células bacterianas Gram-negativas, principalmente Enterobacteriaceae e Neisseria. Diferentemente dos flagelos, estas fimbrias não possuem motilidade, mas sendo de natureza proteica (pilina), possuem propriedades antigênicas e hematoaglutinantes. Apresentam importância médica uma vez que algumas fimbrias medeiam a ligação de bactérias a células através de adesinas (ADESINAS BACTERIANAS). As fimbrias bacterianas referem-se ao pili comum, e devem ser distinguidas do uso preferencial de "pili", o qual é referente à pili sexual (PILI SEXUAL).
Nota de indexação: apêndices de bactérias gram-negativas; coord como primário com bactéria específica (como primário ou secundário) se pertinente; qualif A11 exceto /citol; /genet permitido
Qualificadores permitidos: CH química
CL classificação
DE efeitos dos fármacos
EN enzimologia
GE genética
IM imunologia
ME metabolismo
MI microbiologia
PA patologia
PH fisiologia
PS parasitologia
RE efeitos da radiação
TR transplante
UL ultraestrutura
VI virologia
Veja também os descritores: Adesinas Bacterianas MeSH
Identificador DeCS: 31968
ID do descritor: D010861
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1980
Data de entrada: 04/01/1979
Data de revisão: 09/07/2013
Fímbrias Bacterianas - Conceito preferido
Identificador do conceito M0016855
Nota de escopo Apêndices delgados, em formato de pelo, de comprimento entre 1 e 20 mícrons, ocorrendo frequentemente em grande número, presentes nas células bacterianas Gram-negativas, principalmente Enterobacteriaceae e Neisseria. Diferentemente dos flagelos, estas fimbrias não possuem motilidade, mas sendo de natureza proteica (pilina), possuem propriedades antigênicas e hematoaglutinantes. Apresentam importância médica uma vez que algumas fimbrias medeiam a ligação de bactérias a células através de adesinas (ADESINAS BACTERIANAS). As fimbrias bacterianas referem-se ao pili comum, e devem ser distinguidas do uso preferencial de "pili", o qual é referente à pili sexual (PILI SEXUAL).
Termo preferido Fímbrias Bacterianas
Termo(s) alternativo(s) Fímbrias Comuns
Pili Comuns
Pili Bacteriano - Relacionado, mas não mais amplo ou mais específico
Identificador do conceito M0016856
Termo preferido Pili Bacteriano



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa