Pesquisa
Descritor em português: Ensaios Clínicos Controlados como Assunto
Descritor em inglês: Controlled Clinical Trials as Topic
Descritor em espanhol: Ensayos Clínicos Controlados como Asunto
Descritor ensayos clínicos controlados como asunto
Termo(s) alternativo(s) ensayos clínicos controlados como tema
Nota de escopo: Estudios clínicos que implican uno o más tratamientos de prueba, al menos un tratamiento de control, medidas del resultado especificadas para evaluar la intervención estudiada y un método sin sesgo para asignar los pacientes al tratamiento de prueba. El tratamiento puede ser medicamentoso, con dispositivos o mediante procedimientos estudiados en relación con su eficacia diagnóstica, terapéutica o profiláctica. Las medidas de control incluyen placebos, fármacos activos, ausencia de tratamiento, formas y regímenes de dosificación, comparaciones históricas, etc. Cuando se utiliza la distribución aleatoria con empleo de técnicas matemáticas, como el empleo de una tabla de números aleatorios, para asignar los pacientes a tratamientos de prueba o de control, los estudios se denominan ENSAYOS CONTROLADOS ALEATORIZADOS COMO ASUNTO.
Descritor em francês: Essais cliniques contrôlés comme sujet
Termo(s) alternativo(s): Ensaios Clínicos Terapêuticos como Assunto
Código(s) hierárquico(s): E05.318.372.250.250.365
N05.715.360.330.250.250.365
N06.850.520.450.250.250.365
SP5.312.445.100
VS2.002.003.001.003.005
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D018849
Nota de escopo: Trabalhos sobre ensaios clínicos que envolvem um ou mais tratamentos teste, com pelo menos um tratamento controlado, resultado especificado para avaliar a intervenção estudada e um método isento de subjetividade para a escolha dos pacientes para o tratamento teste. O tratamento pode ser com drogas, dispositivos ou procedimentos estudados em relação ao seu diagnóstico, terapêutica ou eficácia de sua profilaxia. As medidas controle incluem placebos, remédios, não tratamento, formas e administração de dosagens e comparações históricas, etc. Quando se usa técnicas matemáticas randomizadas, como o uso de uma tabela de números randômicos é empregado para escolher pacientes para os tratamentos teste ou controle, os ensaios são caracterizados como ENSAIOS CLÍNICOS CONTROLADOS ALEATÓRIOS COMO ASSUNTO.
Nota de indexação: para projeto geral, metodologia, economia, etc. de ensaios clínicos; um descritor diferente ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO é usado para relatórios de um ensaio clínico específico
Qualificadores permitidos: CL classificação
EC economia
ES ética
HI história
IS instrumentação
LJ legislação & jurisprudência
MT métodos
PX psicologia
SN estatística & dados numéricos
ST normas
VE veterinária
Veja também os descritores: Grupos Controle MeSH
Identificador DeCS: 32299
ID do descritor: D018849
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1995
Data de entrada: 30/06/1994
Data de revisão: 02/07/2018
Ensaios Clínicos Controlados como Assunto - Conceito preferido
Identificador do conceito M0028203
Nota de escopo Trabalhos sobre ensaios clínicos que envolvem um ou mais tratamentos teste, com pelo menos um tratamento controlado, resultado especificado para avaliar a intervenção estudada e um método isento de subjetividade para a escolha dos pacientes para o tratamento teste. O tratamento pode ser com drogas, dispositivos ou procedimentos estudados em relação ao seu diagnóstico, terapêutica ou eficácia de sua profilaxia. As medidas controle incluem placebos, remédios, não tratamento, formas e administração de dosagens e comparações históricas, etc. Quando se usa técnicas matemáticas randomizadas, como o uso de uma tabela de números randômicos é empregado para escolher pacientes para os tratamentos teste ou controle, os ensaios são caracterizados como ENSAIOS CLÍNICOS CONTROLADOS ALEATÓRIOS COMO ASSUNTO.
Termo preferido Ensaios Clínicos Controlados como Assunto
Termo(s) alternativo(s) Ensaios Clínicos Terapêuticos como Assunto



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa