Pesquisa
Qualificador em português: Mapeamento Potencial de Superfície Corporal
Qualificador em inglês: Body Surface Potential Mapping
Qualificador em espanhol: Mapeo del Potencial de Superficie Corporal
Descritor mapeo de potenciales de superficie corporal
Termo(s) alternativo(s) mapeo de la superficie corporal
Nota de escopo: Registro de la información electrofisiológica regional mediante el análisis de los potenciales de superficie para proporcionar un cuadro completo de los efectos de las corrientes del corazón sobre la superficie del cuerpo. Se ha aplicado al diagnóstico de infartos de miocardio inferiores antiguos, localización de la vía de atajo en el síndrome de Wolff-Parkinson-White, reconocimiento de la hipertrofia ventricular, estimación del tamaño de un infarto miocárdico, y los efectos de diferentes intervenciones diseñadas para reducir el tamaño del infarto. El factor limitante en la actualidad es la complejidad del registro y su análisis, que requiere 100 electrodos o más, instrumentación sofisticada, y personal dedicado. (Traducción libre del original: Braunwald, Heart Disease, 4th de)
Qualificador em francês: Cartographie du potentiel de surface corporelle
Termo(s) alternativo(s): Mapeamento de Superfície Corporal
Código(s) hierárquico(s): E01.370.370.380.240.850.100
E01.370.405.240.850.100
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D018780
Nota de escopo: Registro de informação eletrofisiológica regional pela análise do potencial de superfície para dar uma visão geral dos efeitos da corrente cardíaca sobre a superfície corporal. Tem sido aplicado no diagnóstico tardio de infarto do miocárdio inferior, na localização do desvio da via na síndrome de Wolff-Parkinson-White, no reconhecimento de hipertrofia ventricular, na estimativa do tamanho de um infarto do miocárdio e nos efeitos de diferentes intervenções feitas para reduzir o tamanho do infarto. O fator limitante neste momento é a complexidade de registro e análise, que requer 100 ou mais eletrodos, equipamentos sofisticados e pessoal dedicado.
Nota de indexação: uma técnica de ECG & vectocardiografia: não confunda com SUPERFÍCIE CORPORAL, um método antropométrico
Qualificadores permitidos: AE efeitos adversos
CL classificação
DE efeitos dos fármacos
EC economia
ES ética
HI história
IS instrumentação
MO mortalidade
MT métodos
NU enfermagem
PX psicologia
RE efeitos da radiação
SN estatística & dados numéricos
ST normas
TD tendências
VE veterinária
Identificador DeCS: 32337
ID do descritor: D018780
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1995
Data de entrada: 31/05/1994
Data de revisão: 22/06/2015
Mapeamento Potencial de Superfície Corporal - Conceito preferido
Identificador do conceito M0028115
Nota de escopo Registro de informação eletrofisiológica regional pela análise do potencial de superfície para dar uma visão geral dos efeitos da corrente cardíaca sobre a superfície corporal. Tem sido aplicado no diagnóstico tardio de infarto do miocárdio inferior, na localização do desvio da via na síndrome de Wolff-Parkinson-White, no reconhecimento de hipertrofia ventricular, na estimativa do tamanho de um infarto do miocárdio e nos efeitos de diferentes intervenções feitas para reduzir o tamanho do infarto. O fator limitante neste momento é a complexidade de registro e análise, que requer 100 ou mais eletrodos, equipamentos sofisticados e pessoal dedicado.
Termo preferido Mapeamento Potencial de Superfície Corporal
Termo(s) alternativo(s) Mapeamento de Superfície Corporal



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa