Pesquisa
Descritor em português: Polimedicação
Descritor em inglês: Polypharmacy
Descritor em espanhol: Polifarmacia
Descritor polimedicación
Termo(s) alternativo(s) polifarmacia
Nota de escopo: Empleo de múltiples medicamentos administrados al mismo paciente, sobre todo en pacientes ancianos. Comprende también la administración excesiva de medicamentos. Dado que en los Estados Unidos la mayoría de los medicamentos se dispensan como formulaciones de un solo principio activo, la polifarmacoterapia, aunque emplea muchos medicamentos administrados al mismo paciente, debe diferenciarse de las COMBINACIONES DE FÁRMACOS, preparaciones que contienen dos o más principios activos a dosis fija, y de la FARMACOTERAPIA COMBINADA, dos o más medicamentos administrados separadamente para lograr un efecto combinado. (Traducción libre del original: Segen, Dictionary of Modern Medicine, 1992)
Descritor em francês: Polypharmacie
Termo(s) alternativo(s): Plurimedicação
Polifármacos
Código(s) hierárquico(s): E02.319.698
N02.421.380.450.188.500
N05.300.150.395.450.188.500
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D019338
Nota de escopo: Administração de múltiplos medicamentos ao mesmo paciente, mais comumente vista em pacientes idosos. Iclui também a administração de medicação excessiva. Uma vez que nos Estados Unidos a maioria dos medicamentos são distribuídos como formulações de um único agente, a polimedicação, embora administrando muitos medicamentos ao mesmo paciente, deve ser diferenciada da COMBINAÇÃO DE MEDICAMENTOS, que são preparações únicas contendo dois ou mais medicamentos em uma dose fixa, e da COMBINAÇÃO DE TERAPIA MEDICAMENTOSA onde dois ou mais medicamentos são administrados separadamente para um efeito combinado.
Nota de indexação: veja categoria: não confunda com POLIFARMACOLOGIA, o desenho ou o uso de drogas atuando em múltiplos alvos ou vias ou com FARMACOLOGIA, a disciplina ou com COMBINAÇÃO DE MEDICAMENTOS ou com POLIQUIMIOTERAPIA, que é UP de QUIMIOTERAPIA COMBNAD
Veja também os descritores: Antagonismo de Drogas MeSH
Combinação de Medicamentos MeSH
Overdose de Drogas MeSH
Quimioterapia Combinada MeSH
Identificador DeCS: 33105
ID do descritor: D019338
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1997
Data de entrada: 10/06/1996
Data de revisão: 24/02/2017
Polimedicação - Conceito preferido
Identificador do conceito M0028787
Nota de escopo Administração de múltiplos medicamentos ao mesmo paciente, mais comumente vista em pacientes idosos. Iclui também a administração de medicação excessiva. Uma vez que nos Estados Unidos a maioria dos medicamentos são distribuídos como formulações de um único agente, a polimedicação, embora administrando muitos medicamentos ao mesmo paciente, deve ser diferenciada da COMBINAÇÃO DE MEDICAMENTOS, que são preparações únicas contendo dois ou mais medicamentos em uma dose fixa, e da COMBINAÇÃO DE TERAPIA MEDICAMENTOSA onde dois ou mais medicamentos são administrados separadamente para um efeito combinado.
Termo preferido Polimedicação
Termo(s) alternativo(s) Plurimedicação
Polifármacos



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa