Pesquisa
Descritor em português: Observação
Descritor em inglês: Observation
Descritor em espanhol: Observación
Descritor em francês: Observation
Código(s) hierárquico(s): E05.581.249
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D019370
Nota de escopo: Ação de olhar atentamente e estudar fatos e ocorrências, reunir dados através de análises, medições, e tirar conclusões visando aplicar as informações obtidas a suposições teóricas. A observação como método científico para aquisição de conhecimento começou na antiguidade clássica; na ciência e na medicina modernas sua maior aplicação é facilitada pela tecnologia moderna. A observação é um dos componentes do processo da pesquisa.
Nota de indexação: não confunda com o Tipo de Publicação ESTUDO OBSERVACIONAL ou com ESTUDO OBSERVACIONAL COMO ASSUNTO; usado somente como um método científico, como "Langerhans, um gênio da observação", "o pai da observação clínica"; não para "observações por microscopia eletrônica sobre tecidos pleistocênicos" ou "observações históricas sobre cuidado odontológico" ou "observações sobre dificuldade no trato de crianças" ou "observações diagnósticas sobre hipertensão"
Qualificadores permitidos: MT métodos
Identificador DeCS: 33183
ID do descritor: D019370
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1997
Data de entrada: 10/06/1996
Data de revisão: 08/07/2013
Observação - Conceito preferido
Identificador do conceito M0028825
Nota de escopo Ação de olhar atentamente e estudar fatos e ocorrências, reunir dados através de análises, medições, e tirar conclusões visando aplicar as informações obtidas a suposições teóricas. A observação como método científico para aquisição de conhecimento começou na antiguidade clássica; na ciência e na medicina modernas sua maior aplicação é facilitada pela tecnologia moderna. A observação é um dos componentes do processo da pesquisa.
Termo preferido Observação



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa