Pesquisa
Descritor em português: Empirismo
Descritor em inglês: Empiricism
Descritor em espanhol: Empirismo
Descritor empirismo
Nota de escopo: Una de las principales escuelas de la filosofía médica en la Grecia y Roma antiguas. Se desarrolló en Alejandría entre el 270 y 220 a.C., y es la única que logró con éxito reavivar la esencia de la doctrina hipocrática. Los empiristas declararon que la búsqueda de las causas fundamentales de los fenómenos era infructuosa, pero eran activos buscadores de las causas inmediatas. El "trípode de la empírica" consistía en sus propias observaciones casuales (experiencia), el conocimiento obtenido de predecesores y contemporáneos (experiencia ajena) y, en el caso de nuevas enfermedades, la elaboración de conclusiones a partir de otras enfermedades a las que se parecían (analogía). El empirismo gozó de una popularidad esporádica que persistió en los siglos posteriores hasta el XIX. (Traducción libre del original: Castiglioni, A History of Medicine, 2d ed, p186; Dr. James H. Cassedy, NLM History of Medicine Division)
Descritor em francês: Empirisme
Código(s) hierárquico(s): K01.752.667.400
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D019348
Nota de escopo: Uma das principais escolas de filosofia médica na Grécia e Roma antigas. Desenvolvido na Alexandria entre 270 e 220 a.C., a única a ter algum sucesso reavivando as essências do conceito Hipocrático. Os empiristas declararam que a procura para causas definitivas de fenômenos eram vãs, mas eram ativas em empenhar-se em descobrir causas imediatas. O "tripé dos empíricos" correspondia as suas próprias observações (experiência), aprendizado obtido dos contemporâneos e predecessores (experiência de outros) e, no caso de doenças novas, a formação de conclusões de outras doenças que se assemelhavam (analogia). O empirismo desfrutou popularidade contínua esporádica em séculos recentes até o século XIX. (Tradução livre do original: Castiglioni, A History of Medicine, 2d ed, p186; Dr. James H. Cassedy, NLM History of Medicine Division)
Qualificadores permitidos: HI história
Identificador DeCS: 33192
ID do descritor: D019348
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1997
Data de entrada: 10/06/1996
Data de revisão: 08/11/1999
Empirismo - Conceito preferido
Identificador do conceito M0028801
Nota de escopo Uma das principais escolas de filosofia médica na Grécia e Roma antigas. Desenvolvido na Alexandria entre 270 e 220 a.C., a única a ter algum sucesso reavivando as essências do conceito Hipocrático. Os empiristas declararam que a procura para causas definitivas de fenômenos eram vãs, mas eram ativas em empenhar-se em descobrir causas imediatas. O "tripé dos empíricos" correspondia as suas próprias observações (experiência), aprendizado obtido dos contemporâneos e predecessores (experiência de outros) e, no caso de doenças novas, a formação de conclusões de outras doenças que se assemelhavam (analogia). O empirismo desfrutou popularidade contínua esporádica em séculos recentes até o século XIX. (Tradução livre do original: Castiglioni, A History of Medicine, 2d ed, p186; Dr. James H. Cassedy, NLM History of Medicine Division)
Termo preferido Empirismo



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa