Pesquisa
Descritor em português: Comportamento Cooperativo
Descritor em inglês: Cooperative Behavior
Descritor em espanhol: Conducta Cooperativa
Descritor conducta cooperativa
Termo(s) alternativo(s) colaboración
conducta de concertación
Nota de escopo: Un concepto que abarca dos características interrelacionadas de la sociedad: (1) la ausencia de conflictos sociales latentes, ya sea en forma de desigualdad económica, tensiones raciales / étnicas u otras formas de polarización; y (2) la presencia de fuertes vínculos sociales, medidos por los niveles de confianza, las normas de reciprocidad y la abundancia de vínculos cívicos que unen las divisiones en la sociedad. El capital social es un ingrediente crítico de la cohesión social, pero una comunidad puede poseer un fuerte capital social a través de sus miembros individuales sin que esos recursos contribuyan a la cohesión social general (o en el caso de algunos grupos, como el Ku Klux Klan, realmente pueden ser destructivo de la cohesión social en general). Los tipos de recursos sociales enfatizados por el enfoque de cohesión social incluyen: (1) la capacidad de una comunidad para comprometerse en una acción colectiva (eficacia colectiva); (2) la capacidad del grupo para hacer cumplir las normas sociales (control social informal) y (3) la capacidad de la comunidad para expresar solidaridad.
Descritor em francês: Comportement coopératif
Termo(s) alternativo(s): Comportamento Condescendente
Código(s) hierárquico(s): F01.145.813.115
SP3.311.750.298.366
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D003299
Nota de escopo: Conceito que abrange duas características da sociedade: (1) a ausência de conflito social latente, seja na forma de inequidade econômica, tensões raciais/étnicas ou outras formas de polarização; e (2) presença de ligações sociais fortes medidas por níveis de confiança, normas de reciprocidade e abundância de laços cívicos que interligam as divisões da sociedade. O capital social é ingrediente importante da coesão social (ou, no caso de alguns grupos, como Ku Klux Klan, que podem realmente ser destrutivos para a coesão social como um todo). Os tipos de recursos sociais enfatizados pela abordagem da coesão social incluem: (1) habilidade de uma comunidade se engajar em ações coletivas (eficiência coletiva); (2) habilidade do grupo em reforçar as normas sociais (controle social informal) e (3) habilidade da comunidade de expressar solidariedade. (Tradução livre do original: https://jech.bmj.com/content/56/9/647)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Veja também os descritores: Redes Comunitárias MeSH
Identificador DeCS: 3320
ID do descritor: D003299
Classificação da NLM: HM 716
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1973
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 29/04/2020
Comportamento Cooperativo - Conceito preferido
Identificador do conceito M0005150
Nota de escopo A interação de duas ou mais pessoas ou organizações, que é direcionada para um objetivo comum, mutuamente benéfico. Uma situação de trabalho ou de atuação em conjunto com um propósito ou benefício comum, i. é, uma ação conjunta.
Termo preferido Comportamento Cooperativo
Comportamento Condescendente - Mais específico
Identificador do conceito M0005149
Termo preferido Comportamento Condescendente



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa