Pesquisa
Descritor em português: Trans-Splicing
Descritor em inglês: Trans-Splicing
Descritor em espanhol: Trans-Empalme
Descritor empalme trans
Termo(s) alternativo(s) ayuste en trans
empalme de ARN trans
empalme trans de ARN
trans-empalme
trans-empalme de ARN
Nota de escopo: Unión del ARN de dos genes diferentes. Un tipo de trans-empalme es el tipo "líder de empalme" (que se encuentra principalmente en protozoos como los tripanosomas y en invertebrados inferiores como los nematodos) que da lugar a la adición de una secuencia líder de empalme, cubierta, no codificante, en el extremo 5' de los ARNm. Otro tipo de trans-empalme es el tipo de "intrones discontinuos del grupo II" (que se hallan en los cloroplastos de plantas y algas y en las mitocondrias de plantas), que dan lugar a la unión de dos secuencias codificadoras transcritas independientemente. Ambos tipos son similares desde el punto de vista mecánico a los cis-empalmes convencionales del ARNpre-m nuclear. El trans-empalme también puede darse en células de mamíferos.
Descritor em francês: Épissage en trans
Termo(s) alternativo(s): Trans-Splicing de RNA
Transprocessamento
Transprocessamento de RNA
Código(s) hierárquico(s): G02.111.760.700.750
G03.839.700.750
G05.308.700.700.750
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D020040
Nota de escopo: União de RNAs de dois genes diferentes. Um tipo de trans-splicing é o do "líder para processamento" (encontrado principalmente em protozoários, como os tripanossomos e nos invertebrados inferiores, como os nematoides) que resulta na adição de uma sequência líder para processamento, não codificadora, encapuzada e processada na extremidade 5' do RNA mensageiros. Outro tipo de "trans-splicing" é o dos "íntrons descontínuos do grupo II" (encontrado em cloroplastos de plantas/algas e nas mitocôndrias vegetais) que resulta na união de duas sequências codificadoras transcritas independentemente. Ambos são mecanisticamente semelhantes ao cis-splicing convencional nuclear pré-RNAm. As células de mamíferos também são capazes de trans-splicing.
Nota de indexação: veja categoria: um processo fisiológico ocorrendo no núcleo celular; não confunda com DNA RECOMBINANTE, CLONAGEM MOLECULAR ou ENGENHARIA GENÉTICA
Qualificadores permitidos: DE efeitos dos fármacos
ES ética
GE genética
IM imunologia
PH fisiologia
RE efeitos da radiação
Veja também os descritores: RNA Líder para Processamento MeSH
Identificador DeCS: 33898
ID do descritor: D020040
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1999
Data de entrada: 11/06/1998
Data de revisão: 01/07/2016
Trans-Splicing - Conceito preferido
Identificador do conceito M0029753
Nota de escopo União de RNAs de dois genes diferentes. Um tipo de trans-splicing é o do "líder para processamento" (encontrado principalmente em protozoários, como os tripanossomos e nos invertebrados inferiores, como os nematoides) que resulta na adição de uma sequência líder para processamento, não codificadora, encapuzada e processada na extremidade 5' do RNA mensageiros. Outro tipo de "trans-splicing" é o dos "íntrons descontínuos do grupo II" (encontrado em cloroplastos de plantas/algas e nas mitocôndrias vegetais) que resulta na união de duas sequências codificadoras transcritas independentemente. Ambos são mecanisticamente semelhantes ao cis-splicing convencional nuclear pré-RNAm. As células de mamíferos também são capazes de trans-splicing.
Termo preferido Trans-Splicing
Termo(s) alternativo(s) Trans-Splicing de RNA
Transprocessamento
Transprocessamento de RNA



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa