Pesquisa
Descritor em português: Ciclone Tropical
Descritor em inglês: Tropical Cyclone
Descritor em espanhol: Ciclón Tropical
Descritor ciclón tropical
Termo(s) alternativo(s) depresión tropical
Nota de escopo: Término genérico que designa un ciclón de escala sinóptica no frontal que se origina sobre aguas tropicales o subtropicales y presenta una convección organizada y una circulación ciclónica caracterizada por el viento de superficie. Perturbación tropical: vientos de superficie ligeros, con indicios de circulación ciclónica. Depresión tropical: velocidad del viento de hasta 33 nudos. Tormenta tropical: velocidad máxima del viento de entre 34 y 47 nudos. Tormenta tropical intensa: velocidad máxima del viento de entre 48 y 63 nudos. Huracán: velocidad máxima del viento de 64 nudos o más. Tifón: velocidad máxima del viento de 64 nudos o más. Ciclón tropical: (sudoeste del Océano Índico): velocidad máxima del viento de entre 34 y 90 nudos. Ciclón tropical: (golfo de Bengala, mar de Arabia, sudoeste del Océano Índico, Pacífico Sur): velocidad máxima del viento de 34 nudos o más. (Traducción libre del original: Material II - IDNDR, 1992). El término australiano es "Willy-Willy".
Descritor em francês: Cyclone Tropical
Termo(s) alternativo(s): Depressão Tropical
Willy-Willy
Código(s) hierárquico(s): SP8.190.270.620.713.121.289
Nota de escopo: Termo genérico que designa um ciclone de escala sinótica não frontal que se origina sobre as águas tropicais ou subtropicais e apresenta uma convexão organizada e uma circulação ciclônica caracterizada pelo vento de superfície. Perturbação tropical: ventos de superfície ligeiros com indícios de circulação ciclônica. Depressão Tropical: velocidade do vento de até 33 nós. Tempestade Tropical: velocidade máxima do vento de 34 a 47 nós. Tempestade Tropical Intensa: velocidade máxima do vento de 48 a 63 nós. Furacão: velocidade máxima do vento de 64 nós ou mais. Tufão: velocidade máxima do vento de 64 nós ou mais. Ciclone Tropical (sudoeste do Oceano Índico): velocidade máxima do vento de 64 a 90 nós. Ciclone Tropical (baía de Bengala, Mar da Arábia, sudeste do Oceano Índico, Pacífico meridional): velocidade máxima do vento de 34 nós ou mais (Material II - IDNDR, 1992). Ocorrem no verão, sobre as latitudes tropicais marítimas, onde as temperaturas mais baixas ficam entre 27 e 28 graus C, em média. Os ciclones tropicais ocorrem em todos os oceanos, exceto no Atlântico Sul e Pacífico Sul a leste de 140õW e recebem diferentes denominações regionais, como é o caso do "furacão" (hurricane, em inglês), para os que se formam sobre o Atlântico Norte; "tufão"(typhoon, em inglês), no Pacífico Norte; "baguio" nas Filipinas; "willy-willy", na Austrália; "ciclone", no Ocenao Índico; "El Cordonazo de San Francisco", na costa oeste do México (Ministério da Ação Social, Brasília, 1992)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Veja também os descritores: Tempestades Ciclônicas MeSH
Identificador DeCS: 34654
ID do descritor: DDCS034654
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Ciclone Tropical - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00060550
Nota de escopo Termo genérico que designa um ciclone de escala sinótica não frontal que se origina sobre as águas tropicais ou subtropicais e apresenta uma convexão organizada e uma circulação ciclônica caracterizada pelo vento de superfície. Perturbação tropical: ventos de superfície ligeiros com indícios de circulação ciclônica. Depressão Tropical: velocidade do vento de até 33 nós. Tempestade Tropical: velocidade máxima do vento de 34 a 47 nós. Tempestade Tropical Intensa: velocidade máxima do vento de 48 a 63 nós. Furacão: velocidade máxima do vento de 64 nós ou mais. Tufão: velocidade máxima do vento de 64 nós ou mais. Ciclone Tropical (sudoeste do Oceano Índico): velocidade máxima do vento de 64 a 90 nós. Ciclone Tropical (baía de Bengala, Mar da Arábia, sudeste do Oceano Índico, Pacífico meridional): velocidade máxima do vento de 34 nós ou mais (Material II - IDNDR, 1992). Ocorrem no verão, sobre as latitudes tropicais marítimas, onde as temperaturas mais baixas ficam entre 27 e 28 graus C, em média. Os ciclones tropicais ocorrem em todos os oceanos, exceto no Atlântico Sul e Pacífico Sul a leste de 140õW e recebem diferentes denominações regionais, como é o caso do "furacão" (hurricane, em inglês), para os que se formam sobre o Atlântico Norte; "tufão"(typhoon, em inglês), no Pacífico Norte; "baguio" nas Filipinas; "willy-willy", na Austrália; "ciclone", no Ocenao Índico; "El Cordonazo de San Francisco", na costa oeste do México (Ministério da Ação Social, Brasília, 1992)
Termo preferido Ciclone Tropical
Termo(s) alternativo(s) Willy-Willy
Depressão Tropical - Mais específico
Identificador do conceito FD00060702
Nota de escopo Ciclone que se forma dentro dos trópicos, no qual os ventos máximos de superfície são de 62 km/h ou menos. Vem acompanhado por um campo de nuvens variáveis e por chuvas de grande intensidade.
Termo preferido Depressão Tropical



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa