Pesquisa
Descritor em português: Escala Richter
Descritor em inglês: Richter Scale
Descritor em espanhol: Escala de Richter
Descritor escala de Richter
Nota de escopo: Diseñada por C.F. Richter en 1935, es un índice de la energía sísmica liberada por un terremoto (en contraste con la intensidad, que describe sus efectos en un lugar particular) que se expresa en términos del movimiento que sería medido en ciertos tipos específicos de sismógrafos localizados a 100 km del epicentro del terremoto. (Traducción libre del original: Material II - IDNDR, 1992)
Descritor em francês: Échelle de Richter
Termo(s) alternativo(s): Escala de Richter
Magnitude
Magnitude do Terremoto
Código(s) hierárquico(s): SP8.665.076.994.109
Nota de escopo: Quantifica o grau de energia liberada durante um terremoto, considerando a amplitude das ondas sísmicas, a distância epicentral e a sensibilidade dos instrumentos de registro. É uma escala logarítmica, que teoricamente não apresenta limites. Pode conter grau negativo, para representar o evento muito pequeno, até valores próximos de 9, devido aos superterremotos. Cada grau de escala corresponde à liberação de cerca de 30 vezes mais energia que o anterior, como, por exemplo, um tremor de magnitude 5.0, que libera cerca de 900 vezes mais energia que um de grau 3.0 (Material III - Ministério da Ação Social, Brasília, 1992)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 34703
ID do descritor: DDCS034703
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Escala Richter - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00060593
Nota de escopo Quantifica o grau de energia liberada durante um terremoto, considerando a amplitude das ondas sísmicas, a distância epicentral e a sensibilidade dos instrumentos de registro. É uma escala logarítmica, que teoricamente não apresenta limites. Pode conter grau negativo, para representar o evento muito pequeno, até valores próximos de 9, devido aos superterremotos. Cada grau de escala corresponde à liberação de cerca de 30 vezes mais energia que o anterior, como, por exemplo, um tremor de magnitude 5.0, que libera cerca de 900 vezes mais energia que um de grau 3.0 (Material III - Ministério da Ação Social, Brasília, 1992)
Termo preferido Escala Richter
Termo(s) alternativo(s) Escala de Richter
Magnitude
Magnitude do Terremoto



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa