Pesquisa
Descritor em português: Medidas não Estruturais para o Controle de Cheias
Descritor em inglês: Non-Structural Flood Mitigation
Descritor em espanhol: Medidas no Estructurales para el Control de Crecidas
Descritor medidas no estructurales para el control de crecidas
Termo(s) alternativo(s) medidas estructurantes
Nota de escopo: Sistema para la reducción de los efectos de las CRECIDAS utilizando medios no estructurales, por ejemplo la PLANIFICACIÓN del uso de la tierra (ZONIFICACIÓN de la llanura de INUNDACIÓN), los sistemas de alerta anticipada y los seguros de INUNDACIONES (Traducción libre del original: Material II - IDNDR, 1992)
Descritor em francês: Prévention des Inondations Non Structurelle
Termo(s) alternativo(s): Medidas Estruturantes
Código(s) hierárquico(s): SP4.707.368.630.232.446.500
Nota de escopo: 1. Sistema para a redução dos efeitos das cheias, utilizando meios não estruturais, como por exemplo o planejamento do uso da terra (zoneamento das áreas de inundação), sistema de alerta antecipada, seguros contra inundações. 2. Medidas estruturantes: As medidas estruturantes (não estruturais) são de caráter legal e institucional e procuram disciplinar a urbanização de forma a minimizar seus efeitos no regime hídrico das bacias hidrográficas. São medidas que exigem esforços de conscientização popular, legislação apropriada, fiscalização do uso e ocupação dos espaços urbanos, manutenção regular dos elementos estruturais, dos pátios, jardins, pavimentos. Alcançam resultados excelentes quanto à redução dos problemas de drenagem urbana. (Fonte: FUNASA, 2018)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 34741
ID do descritor: DDCS034741
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Medidas não Estruturais para o Controle de Cheias - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00060626
Nota de escopo 1. Sistema para a redução dos efeitos das cheias, utilizando meios não estruturais, como por exemplo o planejamento do uso da terra (zoneamento das áreas de inundação), sistema de alerta antecipada, seguros contra inundações. 2. Medidas estruturantes: As medidas estruturantes (não estruturais) são de caráter legal e institucional e procuram disciplinar a urbanização de forma a minimizar seus efeitos no regime hídrico das bacias hidrográficas. São medidas que exigem esforços de conscientização popular, legislação apropriada, fiscalização do uso e ocupação dos espaços urbanos, manutenção regular dos elementos estruturais, dos pátios, jardins, pavimentos. Alcançam resultados excelentes quanto à redução dos problemas de drenagem urbana. (Fonte: FUNASA, 2018)
Termo preferido Medidas não Estruturais para o Controle de Cheias
Termo(s) alternativo(s) Medidas Estruturantes



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa