Pesquisa
Descritor em português: Granizo
Descritor em inglês: Hail
Descritor em espanhol: Granizo
Descritor granizo
Termo(s) alternativo(s) tormenta de granizo
Nota de escopo: Cristal de hielo, duro y compacto, que se forma en las nubes tormentosas del tipo cumulonimbo. Puede adoptar formas muy variadas y alcanzar en algunos casos un diámetro de hasta 8 cm, con un peso de un kg, pero por regla general, su tamaño no excede los 2 cm. (Material IV - Glosario de Protección Civil, OPAS, 1992)
Descritor em francês: Grêle
Termo(s) alternativo(s): Chuva de Granizo
Chuva de Pedra
Pedra de Gelo
Código(s) hierárquico(s): SP8.190.270.620.346.503
Nota de escopo: Cristal de gelo, duro e compacto, que se forma nas nuvens de tormentas do tipo cumulonimbus. Pode adotar formas muito variadas e alcançar em alguns casos, um diâmetro de até 8 cm, com peso de um kg, mas geralmente, seu tamanho não excede os 2 cm. Os granizos grandes têm comumente um centro de neve rodeado de capas de gelo que, de maneira alternada, podem ser claras e opacas. As violentas correntes ascendentes que se produzem no interior das nuvens onde se formam, fazem com que o granizo, mesmo atingindo peso suficiente para resistir ao seu empuxe, seja arrastado para cima cada vez que chega à base da nuvem, até que finalmente se precipita ao solo. (Material IV - Glosario de Protección Civil, OPAS, 1992)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 34852
ID do descritor: DDCS034852
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Granizo - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00060725
Nota de escopo Cristal de gelo, duro e compacto, que se forma nas nuvens de tormentas do tipo cumulonimbus. Pode adotar formas muito variadas e alcançar em alguns casos, um diâmetro de até 8 cm, com peso de um kg, mas geralmente, seu tamanho não excede os 2 cm. Os granizos grandes têm comumente um centro de neve rodeado de capas de gelo que, de maneira alternada, podem ser claras e opacas. As violentas correntes ascendentes que se produzem no interior das nuvens onde se formam, fazem com que o granizo, mesmo atingindo peso suficiente para resistir ao seu empuxe, seja arrastado para cima cada vez que chega à base da nuvem, até que finalmente se precipita ao solo. (Material IV - Glosario de Protección Civil, OPAS, 1992)
Termo preferido Granizo
Termo(s) alternativo(s) Chuva de Granizo
Chuva de Pedra
Pedra de Gelo



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa