Pesquisa
Descritor em português: Suspensão de Tratamento
Descritor em inglês: Withholding Treatment
Descritor em espanhol: Privación de Tratamiento
Descritor suspensión del tratamiento
Termo(s) alternativo(s) retirada de la atención médica
Nota de escopo: Suspensión o retirada de un determinado tratamiento o tratamientos, a menudo (aunque no necesariamente) dirigidos a prolongar la vida de un paciente o a un sujeto como parte de un protocolo de investigación. El concepto se diferencia de la NEGATIVA A TRATAR, en que en ésta son los profesionales o los centros sanitarios los que deniegan el tratamiento a un paciente, o a un grupo de pacientes, cuando son estos o sus representantes los que solicitan tratamiento. La suspensión del tratamiento para prolongar la vida generalmente solo se vincula a la EUTANASIA PASIVA, salvo que se considere la distinción entre la suspensión del tratamiento y su retirada, o la cuestión del rechazo de tratamientos paliativos más que curativos.
Descritor em francês: Abstention thérapeutique
Termo(s) alternativo(s): Desligamento de Aparelhos
Interrupção de Cuidados
Remoção de Aparelhos
Retirada de Cuidados
Código(s) hierárquico(s): E02.760.952
N02.421.585.952
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D028761
Nota de escopo: Suspensão ou retirada de um ou mais tratamentos específicos, frequentemente (mas não necessariamente) tratamentos para prolongar a vida de um paciente (ou de um sujeito da pesquisa como parte de um protocolo de pesquisa). Este conceito é diferente de RECUSA DO MÉDICO A TRATAR, em que a ênfase recai na recusa de profissionais (ou de uma instituição de saúde) que se recusam a tratar um paciente (ou grupo de pacientes) quando este (ou seu representante) solicita tratamento. O termo 'suspensão de tratamento' para prolongamento da vida é geralmente indexado apenas como EUTANÁSIA PASSIVA, a menos que a distinção entre suspensão e retirada de tratamento ou o assunto de suspensão paliativa (ao invés de tratamento curativo) esteja em discussão.
Nota de indexação: somente humano; EUTANÁSIA PASSIVA: não coord com SUSPENSÃO DE TRATAMENTO a menos que particularmente discutido
Qualificadores permitidos: EC economia
ES ética
HI história
LJ legislação & jurisprudência
SN estatística & dados numéricos
ST normas
TD tendências
Veja também os descritores: Ordens quanto à Conduta (Ética Médica) MeSH
Identificador DeCS: 36291
ID do descritor: D028761
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2002
Data de entrada: 25/07/2001
Data de revisão: 29/06/2015
Suspensão de Tratamento - Conceito preferido
Identificador do conceito M0382910
Nota de escopo Suspensão ou retirada de um ou mais tratamentos específicos, frequentemente (mas não necessariamente) tratamentos para prolongar a vida de um paciente (ou de um sujeito da pesquisa como parte de um protocolo de pesquisa). Este conceito é diferente de RECUSA DO MÉDICO A TRATAR, em que a ênfase recai na recusa de profissionais (ou de uma instituição de saúde) que se recusam a tratar um paciente (ou grupo de pacientes) quando este (ou seu representante) solicita tratamento. O termo 'suspensão de tratamento' para prolongamento da vida é geralmente indexado apenas como EUTANÁSIA PASSIVA, a menos que a distinção entre suspensão e retirada de tratamento ou o assunto de suspensão paliativa (ao invés de tratamento curativo) esteja em discussão.
Termo preferido Suspensão de Tratamento
Termo(s) alternativo(s) Desligamento de Aparelhos
Interrupção de Cuidados
Remoção de Aparelhos
Retirada de Cuidados - Relacionado, mas não mais amplo ou mais específico
Identificador do conceito M0007965
Termo preferido Retirada de Cuidados



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa