Pesquisa
Descritor em português: Profilaxia Dentária
Descritor em inglês: Dental Prophylaxis
Descritor em espanhol: Profilaxis Dental
Descritor profilaxis dental
Nota de escopo: Tratamiento para la prevención de las enfermedades periodontales o de otras enfermedades dentales por la limpieza de los tejidos en la consulta odontológica con empleo de los procedimientos de RASPADO DENTAL y PULIDO DENTAL. El tratamiento puede incluir la detección de placas, eliminación de placas supra y subgingivales y de cálculos, aplicación de agentes para la prevención de caries, comprobación de restauraciones y prótesis y corrección de los bordes y contornos proximales redundantes de las restauraciones, y la comprobación de los signos de retención de alimentos.
Descritor em francês: Prophylaxie dentaire
Código(s) hierárquico(s): E06.721.189
E06.761.227
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D003777
Nota de escopo: Ações para prevenção de doenças periodontais ou outras doenças dentárias através da limpeza dos dentes no consultório dentário utilizando procedimentos de RASPAGEM DENTÁRIA e POLIMENTO DENTÁRIO. Podem incluir detecção de placa, remoção de placas e cálculos supra- e subgengival, aplicação de agentes de prevenção de cáries, verificação de restaurações e próteses e correção de margens salientes e contornos proximais de restaurações, e verificação para sinais de impactação de alimento.
Nota de indexação: remoção de cálculos e manchas por um dentista ou higienista: para prevenção de cálculos e manchas pelo paciente = HIGIENE DENTÁRIA, que é termo alternativo de HIGIENE BUCAL, ou ESCOVAÇÃO DENTÁRIA, ou DISPOSITIVOS PARA O CUIDADO BUCAL DOMICILIAR
Qualificadores permitidos: AE efeitos adversos
CL classificação
EC economia
ES ética
HI história
IS instrumentação
MO mortalidade
MT métodos
NU enfermagem
PX psicologia
SN estatística & dados numéricos
ST normas
TD tendências
VE veterinária
Identificador DeCS: 3792
ID do descritor: D003777
Classificação da NLM: WU 113
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1965
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 14/05/1992
Profilaxia Dentária - Conceito preferido
Identificador do conceito M0005916
Nota de escopo Ações para prevenção de doenças periodontais ou outras doenças dentárias através da limpeza dos dentes no consultório dentário utilizando procedimentos de RASPAGEM DENTÁRIA e POLIMENTO DENTÁRIO. Podem incluir detecção de placa, remoção de placas e cálculos supra- e subgengival, aplicação de agentes de prevenção de cáries, verificação de restaurações e próteses e correção de margens salientes e contornos proximais de restaurações, e verificação para sinais de impactação de alimento.
Termo preferido Profilaxia Dentária



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa