Pesquisa
Descritor em português: Povo Asiático
Descritor em inglês: Asian People
Descritor em espanhol: Pueblo Asiatico
Descritor población asiática
Termo(s) alternativo(s) grupo de ancestro asiático continental
grupo de ascendencia continental asiática
persona asiática
raza asiática
raza mongoloide
Nota de escopo: Personas con orígenes en cualquiera de los grupos de raza asiática de Extremo Oriente, el Sudeste Asiático o el subcontinente indio, incluidos, por ejemplo, Camboya, China, Corea, India, Islas Filipinas, Japón, Malasia, Pakistán, Tailandia y Vietnam. Téngase en cuenta que la categoría "asiático" de la Oficina de Administración y Presupuesto de los Estados Unidos está disponible para los grupos poblacionales de los Estados Unidos. Los términos de raza y etnia, tal como los utiliza el gobierno federal de los Estados Unidos, son constructos sociales autoidentificados y pueden incluir términos obsoletos y ofensivos en el MeSH para ayudar a los usuarios que estén interesados en obtener resultados de búsquedas exhaustivas para estudios tales como estudios longitudinales.
Descritor em francês: Asiatiques
Termo(s) alternativo(s): Grupo com Ancestrais Asiáticos Continentais
Grupo com Ancestrais do Continente Asiático
Grupo de Ascendência Asiática Continental
Pessoa Asiática
Raça Asiática
Raça Mongol
Código(s) hierárquico(s): M01.686.330
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D044466
Nota de escopo: Pessoas com origem em qualquer um dos grupos raciais asiáticos do Extremo Oriente, do Sudeste Asiático ou do subcontinente indiano, incluindo, por exemplo, CAMBOJA, CHINA, ÍNDIA, JAPÃO, Coréia, MALÁSIA, PAQUISTÃO, Ilhas Filipinas, TAILÂNDIA e VIETNÃ. Note que a categoria ASIÁTICO do Escritório de Administração e Orçamento dos Estados Unidos da América está disponível para os grupos da população dos EUA. (Tradução livre do original: (https://www.federalregister.gov/documents/1997/10/30/97-28653/revisions-to-the-standards-for-the-classification-of-federal-data-on-race-and-ethnicity). Nos Estados Unidos é utilizado para a classificação dos dados do governo federal sobre raça e ETNICIDADE. Os termos raça e etnia são construções sociais autoidentificadas e no DeCS/MeSH podem estar presentes termos desatualizados e ofensivos que têm objetivo de ajudar os usuários que estão interessados em recuperar resultados de pesquisas abrangentes para estudos, como em estudos longitudinais.
Qualificadores permitidos: CL classificação
ED educação
EH etnologia
GE genética
HI história
LJ legislação & jurisprudência
PX psicologia
SN estatística & dados numéricos
Identificador DeCS: 38412
ID do descritor: D044466
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2004
Data de entrada: 09/07/2003
Data de revisão: 14/07/2022
Povo Asiático - Conceito preferido
Identificador do conceito M0007879
Nota de escopo Pessoas com origem em qualquer um dos grupos raciais asiáticos do Extremo Oriente, do Sudeste Asiático ou do subcontinente indiano, incluindo, por exemplo, CAMBOJA, CHINA, ÍNDIA, JAPÃO, Coréia, MALÁSIA, PAQUISTÃO, Ilhas Filipinas, TAILÂNDIA e VIETNÃ. Note que a categoria ASIÁTICO do Escritório de Administração e Orçamento dos Estados Unidos da América está disponível para os grupos da população dos EUA. (Tradução livre do original: (https://www.federalregister.gov/documents/1997/10/30/97-28653/revisions-to-the-standards-for-the-classification-of-federal-data-on-race-and-ethnicity). Nos Estados Unidos é utilizado para a classificação dos dados do governo federal sobre raça e ETNICIDADE. Os termos raça e etnia são construções sociais autoidentificadas e no DeCS/MeSH podem estar presentes termos desatualizados e ofensivos que têm objetivo de ajudar os usuários que estão interessados em recuperar resultados de pesquisas abrangentes para estudos, como em estudos longitudinais.
Termo preferido Povo Asiático
Termo(s) alternativo(s) Pessoa Asiática
Grupo com Ancestrais do Continente Asiático - Conceito preferido
Identificador do conceito M0445140
Nota de escopo Indivíduos cujas origens ancestrais estão nas áreas do sudeste e leste do continente asiático.
Termo preferido Grupo com Ancestrais do Continente Asiático
Termo(s) alternativo(s) Grupo com Ancestrais Asiáticos Continentais
Grupo de Ascendência Asiática Continental
Raça Mongol - Mais específico
Identificador do conceito M0014011
Termo preferido Raça Mongol
Termo(s) alternativo(s) Raça Asiática



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa