Pesquisa
Descritor em português: Microscopia Eletrônica de Transmissão por Filtração de Energia
Descritor em inglês: Microscopy, Energy-Filtering Transmission Electron
Descritor em espanhol: Energía Filtrada en la Transmisión por Microscopía Electrónica
Descritor microscopia electrónica de transmisión por filtración de energía
Termo(s) alternativo(s) microscopia electrónica de transmisión por pérdida de energía
Nota de escopo: Método de microscopia electrónica de transmisión analítica, en la que se usa un microscopio electrónico equipado con una lente de filtración de energía. El método se basa en el principio de que algunos ELECTRONES que pasan a través de la muestra pierden energía cuando ionizan la capa interna de electrones de los átomos de la muestra. La cuantía de la pérdida de energía depende del elemento. El análisis del espectro de la pérdida de energía (ESPECTROSCOPIA DE PÉRDIDA DE ENERGÍA DE LOS ELECTRONES) revela la composición elemental de la muestra. Se utiliza analítica y cuantitativamente para determinar cuales, en qué cuantía y dónde están los ELEMENTOS específicos de una muestra. Por ejemplo, se usa para la cartografía elemental del FÓSFORO para rastrear las cadenas de ÁCIDOS NUCLEICOS en complejos nucleoproteicos.
Descritor em francês: Microscopie électronique en transmission filtrée en énergie
Termo(s) alternativo(s): Microscopia Eletrônica de Transmissão por Filtragem de Energia
Código(s) hierárquico(s): E01.370.350.515.402.580.500
E05.196.867.838.500
E05.595.402.580.500
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D046032
Nota de escopo: Método de microscopia eletrônica de transmissão analítica que usa um microscópio eletrônico acoplado a uma lente filtradora de energia. O método está baseado no princípio de que alguns ELÉTRONS que passam através da amostra irão perder energia quando ionizarem os elétrons da camada mais interna dos átomos da amostra. A quantidade de energia perdida é diretamente dependente do elemento. A análise do espectro de energia perdida (ESPECTROSCOPIA POR PERDA DE ENERGIA DE ELÉTRONS) revela a composição elementar da amostra. É utilizada analítica e quantitativamente para determinar qual, quanto e onde estão os ELEMENTOS específicos em uma amostra. Por exemplo, é usada para localizar o elemento FÓSFORO a fim de rastrear as cadeias de ÁCIDOS NUCLEICOS em complexos nucleoproteicos.
Qualificadores permitidos: CL classificação
EC economia
ES ética
HI história
IS instrumentação
MT métodos
SN estatística & dados numéricos
ST normas
TD tendências
VE veterinária
Identificador DeCS: 38798
ID do descritor: D046032
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2005
Data de entrada: 07/07/2004
Data de revisão: 21/07/2005
Microscopia Eletrônica de Transmissão por Filtração de Energia - Conceito preferido
Identificador do conceito M0452473
Nota de escopo Método de microscopia eletrônica de transmissão analítica que usa um microscópio eletrônico acoplado a uma lente filtradora de energia. O método está baseado no princípio de que alguns ELÉTRONS que passam através da amostra irão perder energia quando ionizarem os elétrons da camada mais interna dos átomos da amostra. A quantidade de energia perdida é diretamente dependente do elemento. A análise do espectro de energia perdida (ESPECTROSCOPIA POR PERDA DE ENERGIA DE ELÉTRONS) revela a composição elementar da amostra. É utilizada analítica e quantitativamente para determinar qual, quanto e onde estão os ELEMENTOS específicos em uma amostra. Por exemplo, é usada para localizar o elemento FÓSFORO a fim de rastrear as cadeias de ÁCIDOS NUCLEICOS em complexos nucleoproteicos.
Termo preferido Microscopia Eletrônica de Transmissão por Filtração de Energia
Termo(s) alternativo(s) Microscopia Eletrônica de Transmissão por Filtragem de Energia



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa