Pesquisa
Descritor em português: Inteínas
Descritor em inglês: Inteins
Descritor em espanhol: Inteínas
Descritor inteínas
Termo(s) alternativo(s) intrones proteicos
Nota de escopo: Fragmentos internos de proteínas precursoras ( del inglés “INternal proTEINS”) que se eliminan de forma autocatalítica mediante el fenómeno de EMPALME DE PROTEÍNAS. Los fragmentos adyacentes (EXTEÍNAS) se unen para formar proteínas maduras. Se considera que las secuencias nucleotídicas que codifican las inteínas son ELEMENTOS GENÉTICOS MÓVILES. Las inteínas están constituidas por dominios procedentes del autoempalme y por un dominio con actividad endonucleasa que contribuye a la dispersión de las secuencias de la inteína por el genoma. Las mini-inteínas están constituidas sólo por dominios procedentes del autoempalme.
Descritor em francês: Intéines
Termo(s) alternativo(s): Íntrons Proteicos
Íntrons de Proteínas
Código(s) hierárquico(s): G02.111.570.060.440
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D047668
Nota de escopo: Fragmentos internos de proteínas precursoras (proTEÍNAS INternas) que são removidos autocataliticamente pelo PROCESSAMENTO DE PROTEÍNA. Os fragmentos flanqueantes (EXTEÍNAS) são ligados formando proteínas maduras. Os códigos de sequências de ácido nucleico são considerados ELEMENTOS GENÉTICOS MÓVEIS. As inteínas são compostas por domínios de processamento próprios e um domínio endonuclease que desempenha um papel na disseminação da sequência genômica das inteínas. As mini-inteínas são compostas somente por domínios de processamento próprios.
Qualificadores permitidos: DE efeitos dos fármacos
ES ética
GE genética
IM imunologia
PH fisiologia
RE efeitos da radiação
Veja também os descritores: Exteínas MeSH
Precursores de Proteínas MeSH
Processamento de Proteína MeSH
Identificador DeCS: 38852
ID do descritor: D047668
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2005
Data de entrada: 07/07/2004
Data de revisão: 08/07/2008
Inteínas - Conceito preferido
Identificador do conceito M0458475
Nota de escopo Fragmentos internos de proteínas precursoras (proTEÍNAS INternas) que são removidos autocataliticamente pelo PROCESSAMENTO DE PROTEÍNA. Os fragmentos flanqueantes (EXTEÍNAS) são ligados formando proteínas maduras. Os códigos de sequências de ácido nucleico são considerados ELEMENTOS GENÉTICOS MÓVEIS. As inteínas são compostas por domínios de processamento próprios e um domínio endonuclease que desempenha um papel na disseminação da sequência genômica das inteínas. As mini-inteínas são compostas somente por domínios de processamento próprios.
Termo preferido Inteínas
Termo(s) alternativo(s) Íntrons Proteicos
Íntrons de Proteínas



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa