Pesquisa
Descritor em português: Células Epiteliais
Descritor em inglês: Epithelial Cells
Descritor em espanhol: Células Epiteliales
Descritor células epiteliales
Nota de escopo: Células que recubren las superficies interna y externa del cuerpo, formando masas o capas celulares (EPITELIO). Las células epiteliales que revisten la PIEL, BOCA, NARIZ y el CANAL ANAL derivan del ectodermo; las que revisten el APARATO RESPIRATORIO y el APARATO DIGESTIVO derivan del endodermo; otras (APARATO CARDIOVASCULAR y SISTEMA LINFÁTICO) derivan del mesodermo. Las células epiteliales se clasifican, en función de su aspecto y función, en escamosas, glandulares o transicionales.
Descritor em francês: Cellules épithéliales
Código(s) hierárquico(s): A11.436
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D004847
Nota de escopo: Células que revestem as superfícies interna e externa do corpo, formando camadas celulares (EPITÉLIO) ou massas. As células epiteliais que revestem a PELE, a BOCA, o NARIZ e o CANAL ANAL derivam da ectoderme; as que revestem o APARELHO RESPIRATÓRIO e o APARELHO DIGESTIVO derivam da endoderme; outras (SISTEMA CARDIOVASCULAR e SISTEMA LINFÁTICO), da mesoderme. As células epiteliais podem ser classificadas principalmente pelo formato das células e pela função em escamosas, glandulares e de transição.
Nota de indexação: coord com tipo de tecido específico se pertinente; não confunda com CÉLULAS EPITELIOIDES (tipo de macrófagos)
Qualificadores permitidos: CH química
CL classificação
CY citologia
DE efeitos dos fármacos
EN enzimologia
IM imunologia
ME metabolismo
MI microbiologia
PA patologia
PH fisiologia
PS parasitologia
RE efeitos da radiação
TR transplante
UL ultraestrutura
VI virologia
Identificador DeCS: 4926
ID do descritor: D004847
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1998
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 13/06/2014
Células Epiteliais - Conceito preferido
Identificador do conceito M0007604
Nota de escopo Células que revestem as superfícies interna e externa do corpo, formando camadas celulares (EPITÉLIO) ou massas. As células epiteliais que revestem a PELE, a BOCA, o NARIZ e o CANAL ANAL derivam da ectoderme; as que revestem o APARELHO RESPIRATÓRIO e o APARELHO DIGESTIVO derivam da endoderme; outras (SISTEMA CARDIOVASCULAR e SISTEMA LINFÁTICO), da mesoderme. As células epiteliais podem ser classificadas principalmente pelo formato das células e pela função em escamosas, glandulares e de transição.
Termo preferido Células Epiteliais



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa