Pesquisa
Descritor em português: Nascido Vivo
Descritor em inglês: Live Birth
Descritor em espanhol: Nacimiento Vivo
Descritor nacimiento vivo
Termo(s) alternativo(s) nacido vivo
nacidos vivos
nacimiento con vida
recién nacido vivo
Nota de escopo: El hecho de que un FETO nazca vivo, con latidos cardiacos o RESPIRACIÓN, con independencia de la EDAD GESTACIONAL. Tal nacido vivo recibe la denominación de neonato (RECIÉN NACIDO).
Descritor em francês: Naissance vivante
Termo(s) alternativo(s): Criança Viva
Nascido Vivo (NV)
Nascidos Vivos
Nascimento Vivo
Nascimento com Vida
Nascimentos Vivos
Nativivos
Código(s) hierárquico(s): G08.686.784.769.496.249
SP3.311.300.392.659
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D050498
Nota de escopo: 1) Evento em que um FETO é nascido vivo com batimentos cardíacos ou RESPIRAÇÃO indiferentemente da IDADE GESTACIONAL. Tal nativivo é chamado de RECÉM-NASCIDO. 2) É a expulsão ou extração completa do corpo da mãe de um produto de concepção que, independentemente da duração da gravidez, depois da separação, respire ou apresente qualquer outro sinal de vida, tal como batimentos do coração, pulsações do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, estando ou não cortado o cordão umbilical e estando ou não desprendida a placenta. Cada produto de um nascimento que reúna essas condições se considera como uma criança viva. (Fontes: CID-10, vol.2, rev. e ampl. 2008; Ministério da Saúde, Brasil. Manual de Instruções para o Preenchimento da Declaração de Nascido Vivo, 2011. Disponível em: http://www.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/88/2015/11/inst_dn.pdf) Produto de concepção expulso pela mãe ou dela extraído, independente da duração da gravidez, e que respira ou mostra algum outro sinal de vida (batimento cardíaco, pulsação do cordão umbilical ou movimentos claros dos músculos voluntários) tanto antes como depois do corte do cordão umbilical; nado-vivo. (Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, 2002)
Nota de indexação: use somente em relação ao resultado de uma gravidez; use NASCIMENTO (UP de PARTO) para o processo fisiológico de dar a luz
Qualificadores permitidos: EC economia
EH etnologia
EP epidemiologia
GE genética
PX psicologia
VE veterinária
Identificador DeCS: 51251
ID do descritor: D050498
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2006
Data de entrada: 30/06/2005
Data de revisão: 30/06/2018
Nascido Vivo - Conceito preferido
Identificador do conceito M0439681
Nota de escopo 1) Evento em que um FETO é nascido vivo com batimentos cardíacos ou RESPIRAÇÃO indiferentemente da IDADE GESTACIONAL. Tal nativivo é chamado de RECÉM-NASCIDO. 2) É a expulsão ou extração completa do corpo da mãe de um produto de concepção que, independentemente da duração da gravidez, depois da separação, respire ou apresente qualquer outro sinal de vida, tal como batimentos do coração, pulsações do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, estando ou não cortado o cordão umbilical e estando ou não desprendida a placenta. Cada produto de um nascimento que reúna essas condições se considera como uma criança viva. (Fontes: CID-10, vol.2, rev. e ampl. 2008; Ministério da Saúde, Brasil. Manual de Instruções para o Preenchimento da Declaração de Nascido Vivo, 2011. Disponível em: http://www.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/88/2015/11/inst_dn.pdf) Produto de concepção expulso pela mãe ou dela extraído, independente da duração da gravidez, e que respira ou mostra algum outro sinal de vida (batimento cardíaco, pulsação do cordão umbilical ou movimentos claros dos músculos voluntários) tanto antes como depois do corte do cordão umbilical; nado-vivo. (Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, 2002)
Termo preferido Nascido Vivo
Termo(s) alternativo(s) Criança Viva
Nascido Vivo (NV)
Nascidos Vivos
Nascimento Vivo
Nascimento com Vida
Nascimentos Vivos
Nativivos



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa