Pesquisa
Descritor em português: Áreas Alagadas
Descritor em inglês: Wetlands
Descritor em espanhol: Humedales
Descritor em francês: Zones humides
Termo(s) alternativo(s): Alagadiço
Atoleiro
Atoleiros
Bayou
Braço de Rio
Brejo
Brejos
Charco
Esteiro
Esteiros
Floresta de Manguezal
Florestas de Manguezais
Igarapé
Lamaçais
Lamaçal
Lodaçais
Lodaçal
Mangue
Mangues
Mangues Salinos
Manguezais
Manguezal
Marimbu
Marisma
Marisma Costeiro
Marismas
Orla Marítima
Pantanal
Pauis
Planície Costeira
Planície de Maré
Pântano
Pântano Salgado
Pântanos
Pântanos Salgados
Restinga
Salina
Salinas
Sapal
Terra Pantanosa
Turfeira
Turfeiras
Zona Alagada
Zona Húmida
Zona Úmida
Zonas Alagadas
Zonas Húmidas
Zonas Úmidas
Área Alagada
Código(s) hierárquico(s): G16.500.275.157.812
N06.230.124.625
SP4.016.132.553.934
SP4.031.100.200.292.663.214
SP8.473.654.482.147
Nota de escopo: 1) Ambientes ou habitats na interface entre ecossistemas verdadeiramente terrestres e sistemas verdadeiramente aquáticos tornando-os diferentes de cada um deles mas altamente dependentes de ambos. Adaptações a baixo [nível de] oxigênio do solo caracterizam muitas das espécies de zonas úmidas. 2) Pântanos: Área com cobertura vegetal que se encontra inundada ou saturada por água superficial ou subterrânea durante uma parte significativa do ano. A vegetação é adaptada para viver nas condições de solo saturada (Tradução livre do original: USGS 1048). 3) Manguezais: Floresta ou associação vegetal halófila em que predomina esse tipo de árvore e que se pode formar junto a praias, à foz de rios, ou na margem lamacenta de portos, rios, lagoas etc. (Fonte: Dicionário Houaiss da língua portuguesa). 4) Marisma: Terreno à beira de mar ou rio baixo e pantanoso que se inunda pela ação das marés (Fonte: Material IV - Glossário de Proteção Civil, OPAS, 1992). 5) Orla Marítima: Terra costeira baixa, parcialmente sob a água do mar, ao menos nas marés cheias, e que possui características ecológicas especiais. 6. Planície de maré: Uma planície de maré (em inglês, mudflat, mud flat ou também tidal flat) é uma zona úmida costeira que é formada quando os sedimentos detríticos (argilas, siltes ou areias) são retrabalhados pelas marés. Eles são encontrados em áreas abrigadas e protegidas, como baías, lagos, lagoas e estuários. As planícies de maré, geologicamente, podem ser vistas como níveis expostos de camadas de lama resultantes da deposição de sedimentos estuarinos, argilas e detritos de animais marinhos (Tradução livre do original: https://en.wikipedia.org/wiki/Mudflat); 7. Planície costeira: Uma planície costeira ou planície litorânea é a denominação geomorfológica de uma planície de baixa altitude que é organizada junto a um mar (incluindo os mares interiores). Normalmente, a planície costeira se estende sob o mar, na chamada plataforma continental. (Tradução livre do original: https://en.wikipedia.org/wiki/Coastal_plain)
Nota de indexação: MANGUE CINZA que é UP de AVICENNIA e MANGUE AMERICANO e MANGUE VERMELHO que são UPs de RHIZOPHORACEAE também estão disponíveis
Veja também os descritores: Avicennia MeSH
Flora Aquática DeCS
Sistemas Alagados Construídos DeCS
Água Estagnada DeCS
Identificador DeCS: 51707
ID do descritor: D053833
Data de estabelecimento: 01/01/2007
Data de entrada: 05/07/2006
Data de revisão: 15/06/2015
Áreas Alagadas - Conceito preferido
Identificador do conceito M0496767
Nota de escopo 1) Ambientes ou habitats na interface entre ecossistemas verdadeiramente terrestres e sistemas verdadeiramente aquáticos tornando-os diferentes de cada um deles mas altamente dependentes de ambos. Adaptações a baixo [nível de] oxigênio do solo caracterizam muitas das espécies de zonas úmidas. 2) Pântanos: Área com cobertura vegetal que se encontra inundada ou saturada por água superficial ou subterrânea durante uma parte significativa do ano. A vegetação é adaptada para viver nas condições de solo saturada (Tradução livre do original: USGS 1048). 3) Manguezais: Floresta ou associação vegetal halófila em que predomina esse tipo de árvore e que se pode formar junto a praias, à foz de rios, ou na margem lamacenta de portos, rios, lagoas etc. (Fonte: Dicionário Houaiss da língua portuguesa). 4) Marisma: Terreno à beira de mar ou rio baixo e pantanoso que se inunda pela ação das marés (Fonte: Material IV - Glossário de Proteção Civil, OPAS, 1992). 5) Orla Marítima: Terra costeira baixa, parcialmente sob a água do mar, ao menos nas marés cheias, e que possui características ecológicas especiais. 6. Planície de maré: Uma planície de maré (em inglês, mudflat, mud flat ou também tidal flat) é uma zona úmida costeira que é formada quando os sedimentos detríticos (argilas, siltes ou areias) são retrabalhados pelas marés. Eles são encontrados em áreas abrigadas e protegidas, como baías, lagos, lagoas e estuários. As planícies de maré, geologicamente, podem ser vistas como níveis expostos de camadas de lama resultantes da deposição de sedimentos estuarinos, argilas e detritos de animais marinhos (Tradução livre do original: https://en.wikipedia.org/wiki/Mudflat); 7. Planície costeira: Uma planície costeira ou planície litorânea é a denominação geomorfológica de uma planície de baixa altitude que é organizada junto a um mar (incluindo os mares interiores). Normalmente, a planície costeira se estende sob o mar, na chamada plataforma continental. (Tradução livre do original: https://en.wikipedia.org/wiki/Coastal_plain)
Termo preferido Áreas Alagadas
Termo(s) alternativo(s) Zona Alagada
Zona Húmida
Zona Úmida
Zonas Alagadas
Zonas Húmidas
Zonas Úmidas
Área Alagada
Manguezais - Mais específico
Identificador do conceito M0561408
Termo preferido Manguezais
Termo(s) alternativo(s) Floresta de Manguezal
Florestas de Manguezais
Mangue
Mangues
Mangues Salinos
Manguezal
Pântanos - Mais específico
Identificador do conceito M0496769
Termo preferido Pântanos
Termo(s) alternativo(s) Atoleiro
Atoleiros
Bayou
Braço de Rio
Igarapé
Lamaçais
Lamaçal
Marimbu
Pantanal
Pântano
Terra Pantanosa
Lodaçais - Mais específico
Identificador do conceito M0496768
Termo preferido Lodaçais
Termo(s) alternativo(s) Lodaçal
Pauis
Turfeira
Turfeiras
Marisma - Mais específico
Identificador do conceito M0496770
Termo preferido Marisma
Termo(s) alternativo(s) Alagadiço
Brejo
Brejos
Charco
Esteiro
Esteiros
Marisma Costeiro
Marismas
Orla Marítima
Pântano Salgado
Pântanos Salgados
Sapal
Planície de Maré - Mais específico
Identificador do conceito F0001329
Nota de escopo 1. Planície de maré: Uma planície de maré (em inglês, mudflat, mud flat ou também tidal flat) é uma zona úmida costeira que é formada quando os sedimentos detríticos (argilas, siltes ou areias) são retrabalhados pelas marés. Eles são encontrados em áreas abrigadas e protegidas, como baías, lagos, lagoas e estuários. As planícies de maré, geologicamente, podem ser vistas como níveis expostos de camadas de lama resultantes da deposição de sedimentos estuarinos, argilas e detritos de animais marinhos (Tradução livre do original: https://en.wikipedia.org/wiki/Mudflat); 2. Planície costeira: Uma planície costeira ou planície litorânea é a denominação geomorfológica de uma planície de baixa altitude que é organizada junto a um mar (incluindo os mares interiores). Normalmente, a planície costeira se estende sob o mar, na chamada plataforma continental. (Tradução livre do original: https://en.wikipedia.org/wiki/Coastal_plain)
Termo preferido Planície de Maré
Termo(s) alternativo(s) Planície Costeira
Restinga
Salinas - Mais específico
Identificador do conceito F0001330
Nota de escopo Una salina es un lugar donde se deja evaporar agua salada, para dejar solo la sal, poder secarla y recogerla para su venta. Se distinguen dos tipos de salinas, las costeras, situadas en las costas para utilizar el agua de mar, y las de interior, en las que se utilizan manantiales de agua salada debido a que el agua atraviesa depósitos de sal subterráneos. (Fuente: http://es.wikipedia.org/wiki/Salina)
Termo preferido Salinas
Termo(s) alternativo(s) Salina



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa