Pesquisa
Descritor em português: El Niño Oscilação Sul
Descritor em inglês: El Nino-Southern Oscillation
Descritor em espanhol: El Niño Oscilación del Sur
Descritor El Niño-oscilación del sur
Termo(s) alternativo(s) El Niño
El Niño-oscilación meridional
La Niña
corriente de El Niño
fenómeno de El Niño
fenómeno de La Niña
oscilación austral El Niño
oscilación meridional El Niño
oscilación sur El Niño
Nota de escopo: El Niño-oscilación meridional o ENSO (del inglés El Nino-Southern Oscillation) es un ciclo de fenómenos alternantes extremos de calor, El Niño, y de frío, La Niña, que constituyen el patrón dominante del clima, año tras año, en la tierra. Ambos términos se refieren a los cambios a gran escala en la temperatura de la superficie del mar en el área del Pacífico oriental tropical. El ENSO se asocia con un mayor riesgo de determinadas enfermedades transmitidas por vectores. (Traducción libre del original: http://www.elnino.noaa.gov/lanina_new_faq.html, consultado el 12/05/2010)
Descritor em francês: El Nino-oscillation australe
Termo(s) alternativo(s): Corrente el Niño
ENOS
ENSO
El Niño
El Niño-Oscilação Meridional
El Niño-Oscilação Sul
El Viejo
Fenômeno El Niño
Fenômeno la Niña
La Niña
OSEN
Oscilação El Niño-Sul
Oscilação Sul-El Niño
Código(s) hierárquico(s): G16.500.275.071.387
SP4.606.377.166.708.212
SP8.190.450.270
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D059000
Nota de escopo: El Niño-Oscilação Sul, ou ENSO ou ENOS é um ciclo de eventos de extrema alternância entre quente (El Niño) e frio (La Niña), que é o padrão dominante de clima de ano para ano na Terra. Os dois termos referem-se a grandes mudanças na temperatura da superfície do mar no Pacífico tropical oriental. A ENSO está associada com um risco aumentado para certas doenças transmitidas por vetores. (Tradução livre do original: http://www.elnino.noaa.gov/lanina_new_faq.html, accessed 5/12/2020) Representa de forma mais genérica um fenômeno de interação atmosfera-oceano, associado a alterações dos padrões normais da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e dos ventos alísios na região do Pacífico Equatorial, entre a Costa Peruana e no Pacifico oeste próximo à Austrália. Além de índices baseados nos valores da temperatura da superfície do mar no Oceano Pacifico equatorial, o fenômeno ENOS pode ser também quantificado pelo Índice de Oscilação Sul (IOS). Este índice representa a diferença entre a pressão ao nível do mar entre o Pacifico Central (Taiti) e o Pacifico do Oeste (Darwin/Austrália). Esse índice está relacionado com as mudanças na circulação atmosférica nos níveis baixos da atmosfera, consequência do aquecimento/resfriamento das águas superficiais na região. Valores negativos e positivos da IOS são indicadores da ocorrência do El Niño e La Niña respectivamente. (Fonte: http://www.cptec.inpe.br/enos/Oque_el-nino.shtml)
Qualificadores permitidos: AE efeitos adversos
HI história
Identificador DeCS: 54352
ID do descritor: D059000
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2011
Data de entrada: 25/06/2010
Data de revisão: 09/07/2013
El Niño Oscilação Sul - Conceito preferido
Identificador do conceito M0546433
Nota de escopo El Niño-Oscilação Sul, ou ENSO ou ENOS é um ciclo de eventos de extrema alternância entre quente (El Niño) e frio (La Niña), que é o padrão dominante de clima de ano para ano na Terra. Os dois termos referem-se a grandes mudanças na temperatura da superfície do mar no Pacífico tropical oriental. A ENSO está associada com um risco aumentado para certas doenças transmitidas por vetores. (Tradução livre do original: http://www.elnino.noaa.gov/lanina_new_faq.html, accessed 5/12/2020) Representa de forma mais genérica um fenômeno de interação atmosfera-oceano, associado a alterações dos padrões normais da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e dos ventos alísios na região do Pacífico Equatorial, entre a Costa Peruana e no Pacifico oeste próximo à Austrália. Além de índices baseados nos valores da temperatura da superfície do mar no Oceano Pacifico equatorial, o fenômeno ENOS pode ser também quantificado pelo Índice de Oscilação Sul (IOS). Este índice representa a diferença entre a pressão ao nível do mar entre o Pacifico Central (Taiti) e o Pacifico do Oeste (Darwin/Austrália). Esse índice está relacionado com as mudanças na circulação atmosférica nos níveis baixos da atmosfera, consequência do aquecimento/resfriamento das águas superficiais na região. Valores negativos e positivos da IOS são indicadores da ocorrência do El Niño e La Niña respectivamente. (Fonte: http://www.cptec.inpe.br/enos/Oque_el-nino.shtml)
Termo preferido El Niño Oscilação Sul
Termo(s) alternativo(s) ENOS
ENSO
El Niño-Oscilação Meridional
El Niño-Oscilação Sul
OSEN
Oscilação El Niño-Sul
Oscilação Sul-El Niño
El Niño - Mais específico
Identificador do conceito M0545732
Termo preferido El Niño
Termo(s) alternativo(s) Corrente el Niño
Fenômeno El Niño
La Niña - Mais específico
Identificador do conceito M0546434
Termo preferido La Niña
Termo(s) alternativo(s) El Viejo
Fenômeno la Niña



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa