Pesquisa
Descritor em português: Cosmovisão
Descritor em inglês: Worldview
Descritor em espanhol: Cosmovisión
Descritor Cosmovisión
Termo(s) alternativo(s) Weltanschauung
concepción global del mundo
cosmovisiones
visión global del mundo
Nota de escopo: 1. Visión o concepción global del universo. (Fuente: Diccionario de la Lengua Española de la Real Academia Española. Disponible en: http://dle.rae.es/?id=B5j9BD8) 2. es una imagen o figura general de la existencia, realidad o mundo que una persona, sociedad o cultura se forman en una época determinada; y suele estar compuesta por determinadas percepciones, conceptuaciones y valoraciones sobre dicho entorno. (Fuente: Wikipedia en español. Disponible en: https://es.wikipedia.org/wiki/Cosmovisi%C3%B3n)
Descritor em francês: Vision du Monde
Termo(s) alternativo(s): Concepção Global do Mundo
Concepção de Mundo
Concepção do Mundo
Cosmovisões
Mundividência
Visão Abarcante do Mundo
Visão Abrangente do Mundo
Weltanschauung
Código(s) hierárquico(s): SP3.311.900.898.314.325
Nota de escopo: 1. Maneira subjetiva de ver e entender o mundo, especialmente as relações humanas e os papéis dos indivíduos e o seu próprio na sociedade, assim como as respostas a questões filosóficas básicas, como a finalidade da existência humana, a existência de vida após a morte etc.; visão de mundo. 2. Modo particular de perceber o mundo, geralmente, tendo em conta as relações humanas, buscando entender questões filosóficas (existência humana, vida após a morte etc.); concepção ou visão de mundo. (Fonte: Dionário Online de Português. 7Graus. Disponível em: https://www.dicio.com.br/cosmovisao/) 3. É a orientação cognitiva fundamental de um indivíduo ou de toda uma sociedade. Essa orientação abrange tanto sua filosofia natural quanto os seus valores fundamentais, existenciais e normativos. E também seus postulados ou temas, emoções, e sua ética. Outro sentido do termo é o de uma imagem do mundo imposta ao povo de uma nação ou comunidade, isto é, uma ideologia. O termo é um calco linguístico da palavra de origem alemã que significa literalmente visão de mundo ou cosmovisão. Essa palavra alemã é adotada regularmente em diversas línguas para expressar esses significados. Suas origens etimológicas remetem ao século XVIII. Ela é um conceito fundamental na filosofia e epistemologia alemã e se refere à uma percepção de mundo ampla. Adicionalmente, ela se refere ao quadro de ideias e crenças pelas quais um indivíduo interpreta o mundo e interage com ele. (Fonte: Wikipedia em português. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Weltanschauung)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 57384
ID do descritor: DDCS057384
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Cosmovisão - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00062081
Nota de escopo 1. Maneira subjetiva de ver e entender o mundo, especialmente as relações humanas e os papéis dos indivíduos e o seu próprio na sociedade, assim como as respostas a questões filosóficas básicas, como a finalidade da existência humana, a existência de vida após a morte etc.; visão de mundo. 2. Modo particular de perceber o mundo, geralmente, tendo em conta as relações humanas, buscando entender questões filosóficas (existência humana, vida após a morte etc.); concepção ou visão de mundo. (Fonte: Dionário Online de Português. 7Graus. Disponível em: https://www.dicio.com.br/cosmovisao/) 3. É a orientação cognitiva fundamental de um indivíduo ou de toda uma sociedade. Essa orientação abrange tanto sua filosofia natural quanto os seus valores fundamentais, existenciais e normativos. E também seus postulados ou temas, emoções, e sua ética. Outro sentido do termo é o de uma imagem do mundo imposta ao povo de uma nação ou comunidade, isto é, uma ideologia. O termo é um calco linguístico da palavra de origem alemã que significa literalmente visão de mundo ou cosmovisão. Essa palavra alemã é adotada regularmente em diversas línguas para expressar esses significados. Suas origens etimológicas remetem ao século XVIII. Ela é um conceito fundamental na filosofia e epistemologia alemã e se refere à uma percepção de mundo ampla. Adicionalmente, ela se refere ao quadro de ideias e crenças pelas quais um indivíduo interpreta o mundo e interage com ele. (Fonte: Wikipedia em português. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Weltanschauung)
Termo preferido Cosmovisão
Termo(s) alternativo(s) Concepção Global do Mundo
Concepção de Mundo
Concepção do Mundo
Cosmovisões
Mundividência
Visão Abarcante do Mundo
Visão Abrangente do Mundo
Weltanschauung



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa