Pesquisa
Descritor em português: Transfobia
Descritor em inglês: Transphobia
Descritor em espanhol: Transfobia
Descritor transfobia
Termo(s) alternativo(s) transfóbico
Nota de escopo: Aversión, rechazo o temor patológico e irracional a la transexualidad, transgeneridad o travestismo, a personas transexuales, transgénero, travestis o que parecen serlo, o a sus manifestaciones. Al igual que la homofobia y la lesbofobia, la transfobia se expresa a través de la discriminación y a través de otras formas de violencia. En algunas sociedades, se puede observar incluso transfobia cultural, institucional, transfobia internalizada e interpersonal, entre otras. (Fuente: http://www.espolea.org/uploads/8/7/2/7/8727772/3.ddt-glosariodegenero.pdf)
Descritor em francês: Transphobie
Termo(s) alternativo(s): Transfóbico
Transfóbicos
Código(s) hierárquico(s): SP3.311.900.686.593.268.500
Nota de escopo: Aversão, rejeição ou medo patológico e irracional à transexualidade, transgeneridade ou travestismo, a transexuais, transgêneros, travestis ou aos que pareçam ser, ou às suas manifestações. Como a homofobia e a lesbofobia, a transfobia se expressa através da discriminação e de outras formas de violência. Em algumas sociedades, pode-se ver até mesmo a transfobia cultural, institucional, a transfobia internalizada e a interpessoal, entre outras. (Tradução livre do original: http://www.espolea.org/uploads/8/7/2/7/8727772/3.ddt-glosariodegenero.pdf)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 57440
ID do descritor: DDCS057440
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Transfobia - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00062134
Nota de escopo Aversão, rejeição ou medo patológico e irracional à transexualidade, transgeneridade ou travestismo, a transexuais, transgêneros, travestis ou aos que pareçam ser, ou às suas manifestações. Como a homofobia e a lesbofobia, a transfobia se expressa através da discriminação e de outras formas de violência. Em algumas sociedades, pode-se ver até mesmo a transfobia cultural, institucional, a transfobia internalizada e a interpessoal, entre outras. (Tradução livre do original: http://www.espolea.org/uploads/8/7/2/7/8727772/3.ddt-glosariodegenero.pdf)
Termo preferido Transfobia
Termo(s) alternativo(s) Transfóbico
Transfóbicos



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa