Pesquisa
Descritor em português: Performatividade de Gênero
Descritor em inglês: Gender Performativity
Descritor em espanhol: Performatividad de Género
Descritor performatividad de género
Termo(s) alternativo(s) pomosexualidad
Nota de escopo: La teoria de la performatividad de género sustenta que la orientación sexual, la identidad sexual y la expresión de género, son el resultado de una construcción-producción social, histórica y cultural, y por lo tanto no existen papeles sexuales o roles de género que estén esencial o biológicamente inscritos en la naturaleza humana. En otras palabras, en términos de lo humano, la única naturaleza es la cultura, o mejor, la diversidad y pluralidad de culturas. Las categorías dicotómicas de "femenino", "masculino", "heterosexual" y "homosexual" se pueden entender como repetición de actos performativos en lugar de valores naturales, innatos. (Fuente: http://bibliotecadigital.univalle.edu.co/bitstream/10893/2675/1/Judith.pdf)
Descritor em francês: Performativité du Genres
Termo(s) alternativo(s): Performatividade Queer
Pomossexualidade
Código(s) hierárquico(s): SP3.311.900.353.202.667
Nota de escopo: A teoria da performatividade de gênero sustenta que a orientação sexual, a identidade sexual e a expressão de gênero são o resultado de uma produção-construção social, histórica e cultural e, portanto, não há papéis sexuais ou papéis de gênero que estejam essencialmente ou biologicamente inscritos na natureza humana. Em outras palavras, em termos do humano, a única natureza é a cultura, ou melhor, a diversidade e a pluralidade das culturas. As categorias dicotômicas de "feminino", "masculino", "heterossexual" e "homossexual" podem ser entendidas como repetição de atos performativos em vez de valores naturais inatos. (Tradução livre do original: http://bibliotecadigital.univalle.edu.co/bitstream/10893/2675/1/Judith.pdf)
Nota de indexação: somente HUMANOS
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 57443
ID do descritor: DDCS057443
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Performatividade de Gênero - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00062137
Nota de escopo A teoria da performatividade de gênero sustenta que a orientação sexual, a identidade sexual e a expressão de gênero são o resultado de uma produção-construção social, histórica e cultural e, portanto, não há papéis sexuais ou papéis de gênero que estejam essencialmente ou biologicamente inscritos na natureza humana. Em outras palavras, em termos do humano, a única natureza é a cultura, ou melhor, a diversidade e a pluralidade das culturas. As categorias dicotômicas de "feminino", "masculino", "heterossexual" e "homossexual" podem ser entendidas como repetição de atos performativos em vez de valores naturais inatos. (Tradução livre do original: http://bibliotecadigital.univalle.edu.co/bitstream/10893/2675/1/Judith.pdf)
Termo preferido Performatividade de Gênero
Termo(s) alternativo(s) Performatividade Queer
Pomossexualidade



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa