Pesquisa
Descritor em português: Risco Moral no Setor de Saúde Suplementar
Descritor em inglês: Moral Risk in Supplementary Health Insurance
Descritor em espanhol: Riesgo Moral en los Seguros de Salud
Descritor riesgo moral en los seguros de salud
Termo(s) alternativo(s) riesgo moral
riesgo moral en salud
Nota de escopo: Si el asegurado conoce sus riesgos mejor que el asegurador, puede asegurar su cobertura pagándola más barata que lo que debiera ser de acuerdo con su nivel de riesgo. Si debido a ese fenómeno, el asegurador enfrenta demasiados malos riesgos, entonces, estará obligado a aumentar sus primas alejando al mismo tiempo a los buenos riesgos. En este caso, el asegurador se ve afectado por la asimetría de la información: 1) El asegurado, al estar cubierto, adopta comportamiento riesgosos que el asegurador no es capaz de detectar. Los aseguradores aplican franquicias y copagos para minimizar este riesgo; 2) los médicos pueden ofrecer servicios a los pacientes con el único objetivo de maximizar su ingreso sin que el asegurador pueda controlarlo. (De: https://bit.ly/2gNLzvf)
Descritor em francês: Risque Moral en Santé Complémentaire
Termo(s) alternativo(s): Risco Moral
Risco Moral da Saúde
Risco Moral em Planos Privados de Saúde
Risco Moral em Saúde
Risco Moral na Saúde
Risco Moral na Saúde Suplementar
Risco Moral no Sistema de Saúde
Risco Moral no Sistema de Saúde Suplementar
Risco Moral nos Planos de Saúde
Código(s) hierárquico(s): SP1.101.750.540.430.563
Nota de escopo: Se o segurado conhecer melhor seus riscos do que a seguradora, ele pode garantir sua cobertura pagando-a mais barato do que o que deveria ser de acordo com seu nível de risco. Se, devido a esse fenômeno, a seguradora enfrentar muitos riscos, será forçada a aumentar seus prêmios enquanto se afastar de bons riscos. Nesse caso, a seguradora é afetada pela assimetria das informações: 1) O segurado, quando coberto, adota um comportamento de risco que a seguradora não é capaz de detectar. As seguradoras aplicam franquias e co-pagamentos para minimizar esse risco; 2) os médicos podem oferecer serviços aos pacientes com o único propósito de maximizar sua renda sem que a seguradora possa controlá-los. (De: https://bit.ly/2gNLzvf)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 58019
ID do descritor: DDCS058019
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Risco Moral no Setor de Saúde Suplementar - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00062287
Nota de escopo Se o segurado conhecer melhor seus riscos do que a seguradora, ele pode garantir sua cobertura pagando-a mais barato do que o que deveria ser de acordo com seu nível de risco. Se, devido a esse fenômeno, a seguradora enfrentar muitos riscos, será forçada a aumentar seus prêmios enquanto se afastar de bons riscos. Nesse caso, a seguradora é afetada pela assimetria das informações: 1) O segurado, quando coberto, adota um comportamento de risco que a seguradora não é capaz de detectar. As seguradoras aplicam franquias e co-pagamentos para minimizar esse risco; 2) os médicos podem oferecer serviços aos pacientes com o único propósito de maximizar sua renda sem que a seguradora possa controlá-los. (De: https://bit.ly/2gNLzvf)
Termo preferido Risco Moral no Setor de Saúde Suplementar
Termo(s) alternativo(s) Risco Moral
Risco Moral da Saúde
Risco Moral em Planos Privados de Saúde
Risco Moral em Saúde
Risco Moral na Saúde
Risco Moral na Saúde Suplementar
Risco Moral no Sistema de Saúde
Risco Moral no Sistema de Saúde Suplementar
Risco Moral nos Planos de Saúde



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa