Pesquisa
Descritor em português: Privação Social
Descritor em inglês: Social Deprivation
Descritor em espanhol: Privación Social
Descritor privación social
Termo(s) alternativo(s) índice de privación social
Nota de escopo: Acceso limitado a los recursos de la sociedad debido a pobreza, discriminación u otra desventaja. Condiciones basadas en siete características demográficas recopiladas en la Encuesta comunitaria estadounidense (ACS, por sus siglas en inglés): a menudo incluyen el porcentaje de personas que vive en la pobreza, el porcentaje con menos de 12 años de educación, el porcentaje de hogares monoparentales, el porcentaje que vive en una unidad de vivienda alquilada, el porcentaje que vive en una unidad de vivienda hacinada, el porcentaje de hogares sin automóvil y el porcentaje de adultos en paro menores de 65 años. (Traducción libre del original: https://dictionary.apa.org/socialdeprivation).
Descritor em francês: Privation sociale
Termo(s) alternativo(s): Índice de Privação Social
Código(s) hierárquico(s): I01.880.853.748.877
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D000091489
Nota de escopo: Acesso limitado aos recursos da sociedade em razão de pobreza, discriminação ou outra desvantagem. Condições baseadas em sete características demográficas coletadas pelo Levantamento Comunitário Estadunidense (no original ACS): frequentemente incluem percentual de pessoas vivendo na pobreza, percentual com menos de 12 anos de educação, percentual de domicílios com pais solteiros, percentual vivendo em domicílios alugados, percentual vivendo em domicílio superlotado, percentual de domicílios sem carro e percentual de adultos abaixo de 65 anos desempregados. (Tradução livre de https://dictionary.apa.org/socialdeprivation).
Nota de indexação: para questões relativas à saúde, coordene com DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 59885
ID do descritor: D000091489
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2022
Data de entrada: 09/07/2021
Data de revisão: 06/07/2021
Privação Social - Conceito preferido
Identificador do conceito M000748995
Nota de escopo Acesso limitado aos recursos da sociedade em razão de pobreza, discriminação ou outra desvantagem. Condições baseadas em sete características demográficas coletadas pelo Levantamento Comunitário Estadunidense (no original ACS): frequentemente incluem percentual de pessoas vivendo na pobreza, percentual com menos de 12 anos de educação, percentual de domicílios com pais solteiros, percentual vivendo em domicílios alugados, percentual vivendo em domicílio superlotado, percentual de domicílios sem carro e percentual de adultos abaixo de 65 anos desempregados. (Tradução livre de https://dictionary.apa.org/socialdeprivation).
Termo preferido Privação Social
Índice de Privação Social - Relacionado, mas não mais amplo ou mais específico
Identificador do conceito M000749065
Nota de escopo Medida de grau de privação social por área com base em sete características demográficas coletadas pelo American Community Survey (ACS): geralmente incluem porcentagem que vive na pobreza, porcentagem com menos de 12 anos de educação, porcentagem de famílias monoparentais, porcentagem que vive em unidades habitacionais alugadas, percentual que vive em domicílio superlotado, percentual de domicílios sem carro e percentual de adultos desempregados com idade inferior a 65 anos. Nota: esta não é uma definição, mas sim, informação de apoio sobre o que está incluído em uma medida comum, baseada em parâmetros da cultura estadunidense. (https://www.graham‐center.org/rgc/mapsdata‐tools/sdi/social‐deprivation index.)
Termo preferido Índice de Privação Social



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa