Pesquisa
Descritor em português: Desamparo Aprendido
Descritor em inglês: Helplessness, Learned
Descritor em espanhol: Desamparo Adquirido
Descritor desamparo aprendido
Termo(s) alternativo(s) indefensión aprendida
Nota de escopo: Expectativa adquirida de que las respuestas de uno son independientes de la recompensa y, por ello, no predicen ni controlan la obtención de gratificación. El desamparo adquirido deriva de una historia, experimentalmente inducida o de aparición natural, de haber recibido castigos/estimulación aversiva sin reparar en las respuestas. Todas estas circunstancias determinan una merma de la capacidad de aprendizaje. Este concepto es de aplicación tanto para poblaciones humanas como animales. (APA, Thesaurus of Psychological Index Terms, 1994)
Descritor em francês: Impuissance apprise
Termo(s) alternativo(s): Desamparo Adquirido
Sentimento de Desamparo Aprendido
Código(s) hierárquico(s): F01.393.398
F02.463.425.420
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D006380
Nota de escopo: Expectativa aprendida de que a recompensa ocorre independentemente das respostas do indivíduo e que , portanto, a sua resposta não prediz nem controla a ocorrência das recompensas. Impotência adquirida tem origem na história, experimentalmente induzida ou de ocorrência natural, de ter recebido punição e estímulos aversivos independentemente da resposta dada. Estas circunstâncias resultam em prejuízo da habilidade para aprender. Utilizado para populações humanas e animais. (Adaptação livre do original: APA, Thesaurus of Psychological Index Terms, 1994)
Nota de indexação: sem qualif
Identificador DeCS: 6530
ID do descritor: D006380
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1983
Data de entrada: 28/04/1982
Data de revisão: 13/07/2004
Desamparo Aprendido - Conceito preferido
Identificador do conceito M0010018
Nota de escopo Expectativa aprendida de que a recompensa ocorre independentemente das respostas do indivíduo e que , portanto, a sua resposta não prediz nem controla a ocorrência das recompensas. Impotência adquirida tem origem na história, experimentalmente induzida ou de ocorrência natural, de ter recebido punição e estímulos aversivos independentemente da resposta dada. Estas circunstâncias resultam em prejuízo da habilidade para aprender. Utilizado para populações humanas e animais. (Adaptação livre do original: APA, Thesaurus of Psychological Index Terms, 1994)
Termo preferido Desamparo Aprendido
Termo(s) alternativo(s) Desamparo Adquirido
Sentimento de Desamparo Aprendido



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa