Pesquisa
Descritor em português: Homeopatia
Descritor em inglês: Homeopathy
Descritor em espanhol: Homeopatía
Descritor homeopatía
Termo(s) alternativo(s) homoeopatía
Nota de escopo: Sistema terapéutico ideado por Samuel Hahnemann (1755-1843), basado en la Ley de los Semejantes, en la que se cura por semejantes. Las enfermedades son tratadas con sustancias muy diluidas que causan, en pacientes sanos, síntomas como los de las enfermedades que se desea tratar.
Descritor em francês: Homéopathie
Termo(s) alternativo(s): Homoeopatia
Código(s) hierárquico(s): E02.190.388
HP1
MT2.201
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D006705
Nota de escopo: Sistema terapêutico fundado por Samuel Hahnemann (1755-1843), baseado na Lei da Similitude onde "similar cura similar". As doenças são tratadas com substâncias altamente diluídas (medicamentos homeopáticos) que causam, em pacientes sãos, sintomas como aqueles das doenças que se deseja tratar. O medicamento homeopático além de diluído é também dinamizado (processo sequencial de diluição adicionando agitação / sucussão). Na cultura e experiência homeopáticas, as moléstias ocorrem inicialmente através de uma perturbação da força vital do organismo. O objetivo de um tratamento homeopático não se limita ao tratamento da doença, mas visa o restabelecimento da saúde do sujeito, ou seja, incorpora os aspectos físico e psíquico. Este cuidado e acompanhamento são feitos mediante uma avaliação minuciosa e constante da totalidade dos sintomas e de exames clínicos e laboratoriais.
Qualificadores permitidos: AE efeitos adversos
CL classificação
EC economia
ED educação
ES ética
HI história
IS instrumentação
LJ legislação & jurisprudência
MO mortalidade
MT métodos
NU enfermagem
OG organização & administração
PX psicologia
SN estatística & dados numéricos
ST normas
TD tendências
VE veterinária
Veja também os descritores: Farmacopeias Homeopáticas como Assunto MeSH
Filosofia Homeopática DeCS
Formulários Homeopáticos como Assunto MeSH
Fundamentos da Homeopatia DeCS
Identificador DeCS: 6861
ID do descritor: D006705
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1966
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 29/06/2018
Homeopatia - Conceito preferido
Identificador do conceito M0010505
Nota de escopo Sistema terapêutico fundado por Samuel Hahnemann (1755-1843), baseado na Lei da Similitude onde "similar cura similar". As doenças são tratadas com substâncias altamente diluídas (medicamentos homeopáticos) que causam, em pacientes sãos, sintomas como aqueles das doenças que se deseja tratar. O medicamento homeopático além de diluído é também dinamizado (processo sequencial de diluição adicionando agitação / sucussão). Na cultura e experiência homeopáticas, as moléstias ocorrem inicialmente através de uma perturbação da força vital do organismo. O objetivo de um tratamento homeopático não se limita ao tratamento da doença, mas visa o restabelecimento da saúde do sujeito, ou seja, incorpora os aspectos físico e psíquico. Este cuidado e acompanhamento são feitos mediante uma avaliação minuciosa e constante da totalidade dos sintomas e de exames clínicos e laboratoriais.
Termo preferido Homeopatia
Termo(s) alternativo(s) Homoeopatia



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa