Pesquisa
Descritor em português: Sistema Límbico
Descritor em inglês: Limbic System
Descritor em espanhol: Sistema Límbico
Descritor sistema límbico
Nota de escopo: Grupo de estructuras del cerebro anterior común a todos los mamíferos que se definen funcional y anatómicamente. Está implicado en la integración superior de la información visceral, olfatoria y somática, así como en las respuestas homeostáticas que comprenden las conductas fundamentales para la supervivencia (alimentación, apareamiento, emoción). Para la mayoría de los autores, incluye a la AMÍGDALA, EPITÁLAMO, GIRO DEL CÍNGULO, formación hipocámpica (ver HIPOCAMPO), HYPOTÁLAMO, GIRO PARAHIPOCÁMPICO, NÚCLEO SEPTAL, grupo nuclear anterior del tálamo y porciones de los ganglios basales. (Parent, Carpenter's Human Neuroanatomy, 9th ed, p744; NeuroNames, http://rprcsgi.rprc.washington.edu/neuronames/index.html (September 2, 1998)).
Descritor em francês: Système limbique
Código(s) hierárquico(s): A08.186.211.180
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D008032
Nota de escopo: Conjunto de estruturas do prosencéfalo (comum a todos os mamíferos), definido funcionalmente e anatomicamente. Está relacionado tanto com a integração superior de informações (visceral, olfatória e somática) como com as respostas homeostáticas, que incluem os comportamentos fundamentais de sobrevivência (alimentação, acasalamento, emoção). Para a maioria dos autores, este sistema inclui a AMÍGDALA, o EPITÁLAMO, o GIRO DO CÍNGULO, a formação hipocampal (ver HIPOCAMPO), o HIPOTÁLAMO, o GIRO PARA-HIPOCAMPAL, os NÚCLEOS SEPTAIS, o grupo dos núcleos anteriores do tálamo e porções dos gânglios da base. (Tradução livre de: Parent, Carpenter's Human Neuroanatomy, 9th ed, p 744; NeuroNames, http://rprcsgi.rprc.washington.edu/neuronames/index.html (2 set, 1998)).
Qualificadores permitidos: AB anormalidades
AH anatomia & histologia
BS irrigação sanguínea
CH química
CY citologia
DE efeitos dos fármacos
DG diagnóstico por imagem
EM embriologia
EN enzimologia
GD crescimento & desenvolvimento
IM imunologia
IN lesões
ME metabolismo
MI microbiologia
PA patologia
PH fisiologia
PP fisiopatologia
PS parasitologia
RE efeitos da radiação
SU cirurgia
TR transplante
UL ultraestrutura
VI virologia
Identificador DeCS: 8207
ID do descritor: D008032
Classificação da NLM: WL 314
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1966
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 30/06/2018
Sistema Límbico - Conceito preferido
Identificador do conceito M0012518
Nota de escopo Conjunto de estruturas do prosencéfalo (comum a todos os mamíferos), definido funcionalmente e anatomicamente. Está relacionado tanto com a integração superior de informações (visceral, olfatória e somática) como com as respostas homeostáticas, que incluem os comportamentos fundamentais de sobrevivência (alimentação, acasalamento, emoção). Para a maioria dos autores, este sistema inclui a AMÍGDALA, o EPITÁLAMO, o GIRO DO CÍNGULO, a formação hipocampal (ver HIPOCAMPO), o HIPOTÁLAMO, o GIRO PARA-HIPOCAMPAL, os NÚCLEOS SEPTAIS, o grupo dos núcleos anteriores do tálamo e porções dos gânglios da base. (Tradução livre de: Parent, Carpenter's Human Neuroanatomy, 9th ed, p 744; NeuroNames, http://rprcsgi.rprc.washington.edu/neuronames/index.html (2 set, 1998)).
Termo preferido Sistema Límbico



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa