Pesquisa
Descritor em português: Mitocôndrias
Descritor em inglês: Mitochondria
Descritor em espanhol: Mitocondrias
Descritor em francês: Mitochondries
Termo(s) alternativo(s): Contração Mitocondrial
Mitocôndria
Código(s) hierárquico(s): A11.284.430.214.190.875.564
A11.284.835.626
Nota de escopo: Organelas semiautônomas que se autorreproduzem, encontradas na maioria do citoplasma de todas as células, mas não de todos os eucariotos. Cada mitocôndria é envolvida por uma membrana dupla limitante. A membrana interna é altamente invaginada e suas projeções são denominadas cristas. As mitocôndrias são os locais das reações de fosforilação oxidativa, que resultam na formação de ATP. Elas contêm RIBOSSOMOS característicos, RNA DE TRANSFERÊNCIA, AMINOACIL-T RNA SINTASES e fatores de elongação e terminação. A mitocôndria depende dos genes contidos no núcleo das células no qual se encontram muitos RNAs mensageiros essenciais (RNA MENSAGEIRO). Acredita-se que a mitocôndria tenha se originado a partir de bactérias aeróbicas que estabeleceram uma relação simbiótica com os protoeucariotos primitivos. (Tradução livre do original: King & Stansfield, A Dictionary of Genetics, 4th ed).
Nota de indexação: coordene com órgão /metab mas não também órgão /ultraest para estudos de metabolismo, coord com órgão /ultraest para estudos morfológicos; mitocôndria de tecido muscular liso ou vascular indexe com MITOCÔNDRIA MUSCULAR
Qualificadores permitidos: CH química
CL classificação
DE efeitos dos fármacos
EN enzimologia
GE genética
IM imunologia
ME metabolismo
MI microbiologia
PA patologia
PH fisiologia
PS parasitologia
RE efeitos da radiação
TR transplante
UL ultraestrutura
VI virologia
Identificador DeCS: 9117
ID do descritor: D008928
Data de estabelecimento: 01/01/1960
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 09/07/2003
Mitocôndrias - Conceito preferido
Identificador do conceito M0013938
Nota de escopo Organelas semiautônomas que se autorreproduzem, encontradas na maioria do citoplasma de todas as células, mas não de todos os eucariotos. Cada mitocôndria é envolvida por uma membrana dupla limitante. A membrana interna é altamente invaginada e suas projeções são denominadas cristas. As mitocôndrias são os locais das reações de fosforilação oxidativa, que resultam na formação de ATP. Elas contêm RIBOSSOMOS característicos, RNA DE TRANSFERÊNCIA, AMINOACIL-T RNA SINTASES e fatores de elongação e terminação. A mitocôndria depende dos genes contidos no núcleo das células no qual se encontram muitos RNAs mensageiros essenciais (RNA MENSAGEIRO). Acredita-se que a mitocôndria tenha se originado a partir de bactérias aeróbicas que estabeleceram uma relação simbiótica com os protoeucariotos primitivos. (Tradução livre do original: King & Stansfield, A Dictionary of Genetics, 4th ed).
Termo preferido Mitocôndrias
Termo(s) alternativo(s) Mitocôndria
Contração Mitocondrial - Relacionado, mas não mais amplo ou mais específico
Identificador do conceito M0013939
Termo preferido Contração Mitocondrial



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa