Pesquisa
Descritor em português: Resíduos Sólidos
Descritor em inglês: Solid Waste
Descritor em espanhol: Residuos Sólidos
Descritor residuos sólidos
Termo(s) alternativo(s) basura
basuras
residuo sólido
Nota de escopo: Basuras, desechos, lodos u otros materiales eliminados por las plantas de tratamiento de aguas residuales y del agua potable y por las instalaciones para el control de la contaminación del aire. Comprenden los materiales sólidos, semisólidos o contenidos en recipientes. No incluyen las sustancias disueltas en las aguas residuales domésticas, los flujos de retorno de los regadíos o los desechos industriales.
Descritor em francês: Déchets solides
Termo(s) alternativo(s): Lixo
Resíduo Sólido
Código(s) hierárquico(s): D20.944.730
N06.850.460.710.730
SP4.606.806.945.750.811
SP4.895.141.801
VS4.001.001.005.001
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D062611
Nota de escopo: 1. Lixo, resíduo, esgoto ou outro material descartado de uma estação de tratamento de águas residuais e de abastecimento de água ou de uma instalação de controle de poluição que inclui material sólido, semissólido e contido. Não inclui material dissolvido no esgoto doméstico, refluxos de irrigação ou de descarga industrial. 2. Lixo: Material inútil, indesejável ou descartado, com conteúdo líquido insuficiente para que possa fluir livremente. 3. Resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada. (Fonte: Brasil. Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305 / 2010)
Qualificadores permitidos: AE efeitos adversos
AN análise
CL classificação
EC economia
SN estatística & dados numéricos
Veja também os descritores: Características de Resíduos Sólidos DeCS
Eliminação de Resíduos MeSH
Limpeza Urbana DeCS
Uso de Resíduos Sólidos DeCS
Volume de Resíduos Sólidos DeCS
Identificador DeCS: 24422
ID do descritor: D062611
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2013
Data de entrada: 03/07/2012
Resíduos Sólidos - Conceito preferido
Identificador do conceito M0568791
Nota de escopo 1. Lixo, resíduo, esgoto ou outro material descartado de uma estação de tratamento de águas residuais e de abastecimento de água ou de uma instalação de controle de poluição que inclui material sólido, semissólido e contido. Não inclui material dissolvido no esgoto doméstico, refluxos de irrigação ou de descarga industrial. 2. Lixo: Material inútil, indesejável ou descartado, com conteúdo líquido insuficiente para que possa fluir livremente. 3. Resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada. (Fonte: Brasil. Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305 / 2010)
Termo preferido Resíduos Sólidos
Termo(s) alternativo(s) Lixo
Resíduo Sólido



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa