Pesquisa
Descritor em português: Cloração da Água
Descritor em inglês: Water Chlorination
Descritor em espanhol: Cloración del Agua
Descritor cloración del agua
Termo(s) alternativo(s) cloración (salud ambiental)
cloración al punto de quiebra
cloración al punto de ruptura
Nota de escopo: La Ordenanza nº 2.914 de 12 de diciembre de 2011 del Ministerio de Salud, establece en su Art. 34: "Es obligatorio el mantenimiento de, como mínimo, 0,2 mg / L de cloro residual libre o 2 mg / L de cloro residual combinado o de 0,2 mg / L de dióxido de cloro en toda la extensión del sistema de distribución de agua (depósito y red). El objetivo del uso del cloro en sistemas de abastecimiento de agua es la desinfección. Sin embargo, debido a su alto poder oxidante, su aplicación en los procesos de tratamiento ha servido a propósitos diversos como control del sabor y olor, prevención de crecimiento de algas, remoción de hierro y manganeso, remoción de color y control del desarrollo de biopelículas en tuberías. Permite de forma bastante simple, asegurar la inocuidad del agua, desde la producción hasta el momento del uso, lo que resulta en gran beneficio, tanto en pequeños sistemas de comunidades rurales, ribereñas, indígenas, como en grandes ciudades. [Adaptación y traducción libre del original: Brasil. Manual de Cloração de Água em Pequenas Comunidades Utilizando o Clorador Simplificado Desenvolvido pela FUNASA, 2014. Disponible en: http://bit.ly/2Uu32gw)
Descritor em francês: Chloration de l'eau
Termo(s) alternativo(s): Cloração (Saúde Ambiental)
Cloração ao Ponto de Quebra
Cloração de Água
Código(s) hierárquico(s): SP4.895.141.712.348.130
VS4.001.001.002.002.100
Nota de escopo: A Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, estabelece em seu Art. 34: “É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição de água (reservatório e rede)”. O objetivo do uso do cloro em sistemas de abastecimento de água é a desinfecção. Contudo, devido ao seu alto poder oxidante, sua aplicação nos processos de tratamento tem servido a propósitos diversos como controle do sabor e odor, prevenção de crescimento de algas, remoção de ferro e manganês, remoção de cor e controle do desenvolvimento de biofilmes em tubulações. Permite de forma bastante simples, assegurar a inocuidade da água, desde a produção até o momento do uso, o que resulta em grande benefício, tanto em pequenos sistemas de comunidades rurais, ribeirinhas, indígenas, como em grandes cidades. (Adaptação do original: Brasil. Manual de Cloração de Água em Pequenas Comunidades Utilizando o Clorador Simplificado Desenvolvido pela FUNASA, 2014. Disponível em: http://bit.ly/2Uu32gw)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Veja também os descritores: Cloradores DeCS
Cloro MeSH
Demanda de Cloro DeCS
Halogenação MeSH
Odor da Água DeCS
Sabor da Água DeCS
Trialometanos MeSH
Identificador DeCS: 25053
ID do descritor: DDCS025053
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Cloração da Água - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00058047
Nota de escopo A Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, estabelece em seu Art. 34: “É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição de água (reservatório e rede)”. O objetivo do uso do cloro em sistemas de abastecimento de água é a desinfecção. Contudo, devido ao seu alto poder oxidante, sua aplicação nos processos de tratamento tem servido a propósitos diversos como controle do sabor e odor, prevenção de crescimento de algas, remoção de ferro e manganês, remoção de cor e controle do desenvolvimento de biofilmes em tubulações. Permite de forma bastante simples, assegurar a inocuidade da água, desde a produção até o momento do uso, o que resulta em grande benefício, tanto em pequenos sistemas de comunidades rurais, ribeirinhas, indígenas, como em grandes cidades. (Adaptação do original: Brasil. Manual de Cloração de Água em Pequenas Comunidades Utilizando o Clorador Simplificado Desenvolvido pela FUNASA, 2014. Disponível em: http://bit.ly/2Uu32gw)
Termo preferido Cloração da Água
Termo(s) alternativo(s) Cloração (Saúde Ambiental)
Cloração ao Ponto de Quebra
Cloração de Água



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa